Coxinha de batata (doce) de forno 

Como fazia tempo que eu não conseguia postar por aqui, que saudade! 

Muitas receitas acumuladas para dividir com vocês, e hoje no Instagram fizemos uma enquete para saber qual dentre quatro receitas seria a primeira a ser postada, a mais votada foi a coxinha! 

Esta delícia que agrada a muitos paladares tem um monte de versões possíveis e imagináveis: frita, assada, recheada, com batata, sem batata, e por aí vai, não decepcionando, foi a campeã de votos. A nossa versão foi uma repaginada de uma deliciosa receita que aprendemos num curso com a Nanda P. Carneiro @nandap_carneiro e com a Paula do @viversemtrigo . Fiz apenas algumas adaptações (porque elas usam ovo e também porque polvilham com farinha de linhaça — nada contra, mas preferi mudar), o que agora vou compartilhar com todos. 

A ideia era ter um lanche saudável e nutricionalmente mais completo, sem perder o sabor e a principal característica da coxinha: SER “YUMIE,YUMIE”, deliciosa, DEMAIS! Aqui em casa fazemos em maior número, congelamos e assamos em menor quantidade na hora de consumir. Tento mandar no lanche da escola da Camilinha, por exemplo, quando ela não comeu muito bem durante parte do dia. Acho “forte”: Tem batata (que as vezes faço com doce e outras com inglesa), tem proteína, é assada e temperinhos naturais.

Mas sem mais blá blá blá, vamos à receita? Anotem:

Ingredientes:

– 300/400g de batata (inglesa ou doce)

– 200g de Farinha de arroz 

– 1/2 pacotinho de filé de peito de frango sem osso 

– 1 colher de sopa de gordura vegetal ou 2 de azeite 

– temperinhos ao seu gosto (pimenta do reino, sal, coentro, cebolinha, cebola, alho, salsão, tomate, limão – tudo trituradinho…)

– Biscoito Liane Cream Cracker triturado para polvilhar (ou outro sem trigo)

– 2 xícaras de água

Recheio:

– coloque o frango picadinho com a gordura vegetal + os temperinhos triturados todos juntos numa panela para refogar (tampa fechada e fogo baixo) por 10/15 minutinhos.

– quando o frango estiver pegando mais o gostinho dos temperos, acrescente as 2 xícaras de água e deixe cozinhar bem, mas de modo que teste um pouco de água.  

Massa:

– junte a batata cozida e amassada com o caldo do frango que restou e acrescente a farinha aos poucos numa panela num fogo médio, até que forme uma “Massaroca”. 

Para modelar:

– Desfie o Frango como recheio 

– Faça os bolinhos e recheie com o frango desfiado e polvilhe com biscoito cream cracker sem leite, ovo, soja e, caso tenha o trigo como restrição, sem trigo também. Aqui usamos o Liane.

– Asse em forno baixo por em.toenonde 30 minutos.

Rende em torno de 15 cozinhas médias , por isso eu sempre congelo e asso na hora de consumir. 

Coxinha é vida!

Ps: Para quem é vegano, é só substituir o recheio e se deliciar (sugestões: Cogumelos Paris picadinhos no lugar do frango fica sensacional).

Agora é só se deliciar! 

Beijos,

Ju Jordán 

Anúncios

2 comentários sobre “Coxinha de batata (doce) de forno 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s