Como fazia tempo que eu não conseguia postar por aqui, que saudade!
Muitas receitas acumuladas para dividir com vocês, e hoje no Instagram fizemos uma enquete para saber qual dentre quatro receitas seria a primeira a ser postada, a mais votada foi a coxinha!
Esta delícia que agrada a muitos paladares tem um monte de versões possíveis e imagináveis: frita, assada, recheada, com batata, sem batata, e por aí vai, não decepcionando, foi a campeã de votos. A nossa versão foi uma repaginada de uma deliciosa receita que aprendemos num curso com a Nanda P. Carneiro @nandap_carneiro e com a Paula do @viversemtrigo . Fiz apenas algumas adaptações (porque elas usam ovo e também porque polvilham com farinha de linhaça — nada contra, mas preferi mudar), o que agora vou compartilhar com todos.
A ideia era ter um lanche saudável e nutricionalmente mais completo, sem perder o sabor e a principal característica da coxinha: SER “YUMIE,YUMIE”, deliciosa, DEMAIS! Aqui em casa fazemos em maior número, congelamos e assamos em menor quantidade na hora de consumir. Tento mandar no lanche da escola da Camilinha, por exemplo, quando ela não comeu muito bem durante parte do dia. Acho “forte”: Tem batata (que as vezes faço com doce e outras com inglesa), tem proteína, é assada e temperinhos naturais.
Mas sem mais blá blá blá, vamos à receita? Anotem:
Ingredientes:
– 300/400g de batata (inglesa ou doce)
– 200g de Farinha de arroz
– 1/2 pacotinho de filé de peito de frango sem osso
– 1 colher de sopa de gordura vegetal ou 2 de azeite
– temperinhos ao seu gosto (pimenta do reino, sal, coentro, cebolinha, cebola, alho, salsão, tomate, limão – tudo trituradinho…)
– Biscoito Liane Cream Cracker triturado para polvilhar (ou outro sem trigo)
– 2 xícaras de água
Recheio:
– coloque o frango picadinho com a gordura vegetal + os temperinhos triturados todos juntos numa panela para refogar (tampa fechada e fogo baixo) por 10/15 minutinhos.
– quando o frango estiver pegando mais o gostinho dos temperos, acrescente as 2 xícaras de água e deixe cozinhar bem, mas de modo que teste um pouco de água.
Massa:
– junte a batata cozida e amassada com o caldo do frango que restou e acrescente a farinha aos poucos numa panela num fogo médio, até que forme uma “Massaroca”.
Para modelar:
– Desfie o Frango como recheio
– Faça os bolinhos e recheie com o frango desfiado e polvilhe com biscoito cream cracker sem leite, ovo, soja e, caso tenha o trigo como restrição, sem trigo também. Aqui usamos o Liane.
– Asse em forno baixo por em.toenonde 30 minutos.
Rende em torno de 15 cozinhas médias , por isso eu sempre congelo e asso na hora de consumir.

Ps: Para quem é vegano, é só substituir o recheio e se deliciar (sugestões: Cogumelos Paris picadinhos no lugar do frango fica sensacional).
Agora é só se deliciar!
Beijos,
Ju Jordán
Como você faz para descongelar?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá, Giselle. Retiro uns minutinhos antes de assar e coloco no forno mais baixo possível por mais tempo. ♥️
CurtirCurtir