Criação com Apego

Volta e meia me perguntam sobre o significado de CRIAÇÃO COM APEGO, e resolvi preparar um post explicando um pouco para vocês. 

Criada pelo psiquiatra inglês John Bowby após a Segunda Guerra, a teoria do apego encanta a muitos papais e mamães na atualidade. O nome pode sugerir dependência ou superproteção (a tradução para o português não ficou muito fidedigna ao conceito), mas pode ter certeza que o objetivo é o contrário. 

Para Bowlby, a criança precisa desse contato mais próximo e de uma sensibilidade maior por parte do cuidador, principalmente nos primeiros anos de vida, para sentir-se segura. Basicamente um cuidador atento e sensível às necessidades da criança vai fazer com que ela tenha maior segurança para explorar o ambiente, ela vai se sentir encorajada para enfrentar seus desafios. 

Bowlby é considerado o pai da criação com apego porque revolucionou o pensamento científico da época sobre a natureza do vínculo mãe-criança. Ele fez isso ao demonstrar as conseqüências ao se quebrar os laços afetivos estabelecidos na infância. 

Eu não sou psicóloga, nem nunca estudei academicamente a Teoria do Apego, mas o que já pesquisei fez todo o sentido para mim. A criança acolhida e respeitada desde os primeiros dias de vida. O cuidador principal sensível às suas necessidades fazendo com que ela se sinta compreendida e amada. Dando um exemplo, uma vez no salão de beleza uma mamãe comentou comigo que nunca teve coragem de ir junto ao filho nos momentos de vacina. Ele sempre ia com a babá porque, na opinião dela, o bebê iria associar a figura da mãe ao momento de dor. Já eu penso de forma contrária: nos momentos mais difíceis da minha filha quero estar ao lado dela dando forças para que ela saiba que pode contar comigo. Sempre falo: “Filha, você vai receber uma vacina. Pode doer e incomodar um pouco, mas será necessário. Fica firme que a mamãe está aqui do seu lado”.

Eu resumiria que a criação com apego, de uma maneira bem simples, é “colocar debaixo da asa” a criança por um tempo sim, mas para que depois ela possa voar bem alto..Tudo isso porque conquistou uma auto-estima elevada, se sente segura e independente para ser feliz! ♥️

Beijos,

Ju Jordán

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s