Bolo Especial Sem Cacau – Ano Novo 

Estava pensando numa receita inclusiva que fosse de ingredientes mais acessíveis a todos, porque sei que muita gente não consegue os chocolates sem leite que eu consigo por aqui, principalmente o branco. Ainda por cima eu queria uma inspiração para as festas de final de ano, um bolo especial, apesar de ter esta limitação importante nos insumos. Aí surgiu este bolo. 

Eu fiz uma massa com ameixa, mas você pode fazer com raspas e suco de laranja, pode ser de baunilha (com água e a essência), pode ser de morango (utilizando o suco da fruta), e por aí vai. A base você quem manda de acordo com a sua preferência. O recheio e cobertura eu fiz um doce com bebida de arroz bem encorpada e um pouco de leite de côco caseiro (já que não posso utilizar o industrializado por aqui). Amei o resultado. Ficou bem gostoso mesmo é acho que combinou bem com a ameixa do bolo. 

Vamos anotar que ainda dá tempo de fazer para as comemorações de final de ano!

Ingredientes:

Massa:

2 xic. de farinha de trigo com fermento 

1 xic. de açúcar de sua preferência (usei demerara)

1 pitada de sal

1 xic. de ameixas secas sem caroço 

1 xic. e 1/2 de água  morna

1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio 

3/4 xic. Óleo (usei de girassol) 

8 gotas de essência de baunilha (opcional)

Recheio e cobertura:

750 ml de bebida de arroz caseira bastante encorpada (usei 1/3 da xícara de arroz cru para a quantidade de água) — receita aqui: https://www.google.com.br/amp/s/tudosemleite.com.br/2016/01/07/bebida-de-arroz-caseira/amp/?client=safari

250 ml de leite de côco caseiro (receita aqui: https://www.google.com.br/amp/s/tudosemleite.com.br/2015/07/17/leite-de-coco/amp/?client=safari ). 

1 xíc e 1/2 de açúcar demerara 

1 colher de sopa de mel 

10 gotas de essência de baunilha (no final)

1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio 

Preparo:

Massa:

1. Junte as ameixas com 1 xic. de água morna e bata no liquidificador até que se torne mais ou menos homogênea a mistura. 

2. Junte todos os ingredientes à mistura preparada das ameixas com água e bata numa batedeira. 

3. Leve ao forno médio pré aquecido por aproximadamente 30 minutos ou até que o “palito” saia limpinho. 


Recheio e Cobertura:

1. Junte a bebida de arroz ao leite de côco, o açúcar e o mel e leve ao fogo alto mexendo de quando em quando. Assim que levantar fervura, você baixa o fogo e acrescenta o bicarbonato. Continue mexendo às vezes para o doce não grudar na panela. 

2. Mais ou menos 50 minutos depois, a mistura deverá estar mais escura e com consistência menos líquida e mais pastosa. Acrescente neste momento as gotas de essência de baunilha e mexa por mais uns 10 minutinhos. 

Dizem que uma dica para não precisemos mexer por uma hora sem parar e o doce não grudar na panela é colocar um prato de porcelana ou vidro na base a panela (dentro mesmo, embaixo do doce).
No final achei que ficou com uns pedacinhos mais escuros no doce e resolvi bater a mistura no liquidificador para que ela ficasse mais homogênea.

3. Guarde num pote hermeticamente fechado até que esfrie o doce (pode colocar na geladeira).

O doce depois de geladinho.

4. Quando estiver frio e com a consistência meio gelatinosa, como a de um doce de leite de lata, leve à batedeira novamente para que o doce fique mais maleável e pode confeitar o bolo. 

Depois de ter passado na batedeira.

5. Decote com o que você quiser: ameixas, amoras, morangos, e pronto! 




Uma misturinha simples e especial ao mesmo tempo. O doce fica levemente com sabor de côco, o que achei que combinou demais com a ameixa do bolo. Depois vou testar só com bebida de arroz e ver no que dá.

Mais uma delícia inclusiva para a gente aproveitar: sem leite, sem ovo, sem soja, sem cacau, com amor e muito sabor! As “mamães APLV” agradecem. 

Beijos,

Ju Jordán. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s