Pão de cebola com mandioqueijo 

Este pãozinho é delicioso e fácil de fazer. Ele é super macio e um pouco cremoso por conta do recheio. Aqui em casa foi sucesso desde a pequena até o marido (meu crítico culinário mais lindo), que disse: “Caramba, esse ficou bom mesmo!”. Ainda por cima é vegano e totalmente livre de leite, derivados, ovo, mel e soja (preciso fazer a versão também sem glúten).

Aqui em casa sempre tenho um tempero feito com cebola e salsão no congelador para poder usar de maneira variada. Utilizo no preparo do arroz, do feijão verde, de carnes, peixes e também para pincelar e rechear os pães. Ele fica levemente picante e tem um sabor e aroma maravilhosos. Ele foi uma dica valiosa que peguei com as meninas do Cozinha Salutar   (Sigam a @cozinhasalutar ). Nem preciso falar que aqui também não falta mandioqueijo, né? Já postei a receita para vocês aqui: https://www.google.com.br/amp/s/tudosemleite.com.br/2015/12/12/queijo-fake-mandioqueijo/amp/?client=safari . Ele é incrível ainda porque dura bastante na geladeira, pelo menos uns 20 dias em um recipiente hermeticamente fechado. Para este pão resolvi misturar tanto o tempero quanto o meu queijo vegetal, e o resultado ficou incrível. 

A massa do pão eu vou chamar de “curinga” porque ela pode ser a base de uma linda massa de pizza ou de um pão delicioso. Vocês vão vê-la muito nas próximas receitas que vou postar. Anotem que vale demais, inclusive é a mesma massa do pãozinho de chocolate que já postei aqui: https://www.google.com.br/amp/s/tudosemleite.com.br/2016/11/23/paozinho-de-chocolate/amp/?client=safari.

Ingredientes:

Recheio:

— 1 cebola

— 3 dentes de alho

— 1 maço de salsão 

— 1 xícara de azeite 

— sal à gosto 

— 2 xícaras de mandioqueijo ralado

Massa (curinga):

— 10g de fermento biológico seco (1 sachê)

— 1 colher de sopa de açúcar 

— 1 colher de chá de sal

— 3 colheres de sopa de azeite

— 250 ml de água gelada

— 450g de farinha de trigo 

Preparo:

O recheio

1. Misture todos os ingredientes no liquidificador (menos o mandioqueijo)

2. Utilize apenas uma parte como recheio e para pincelar os pães, de acordo com seu gosto. Integrante você pode congelar em potes individuais (tende uns 350ml de tempero).

3. Rale o mandioqueijo e disponha tanto no recheio, junto com o tempero verde e, caso queira, também salteie por cima dos pães. 

Para a massa

1. Misture todos os ingredientes deixando o trigo por último. Este você vai adicionando aos poucos até que o todo se torne uma mistura homogênea. Sove bem, por pelo menos uns 10 minutos, para que a massa fique bem macia. 

2. Deixe a massa num recipiente fechado com papel filme até que ela cresça e sobre de tamanho (geralmente umas 2hs, dependendo da temperatura ambiente). Lembre que a água gelada utilizada na receita pode até deixar o processo mais lento, mas vai influenciar de forma positiva no sabor e rendimento da massa. 

3. Depois de crescida, manipule a massa dividindo em duas partes (se quiser baguetes, mas pode fazer bolinhas menores em formato de brioche ou outro de sua preferência). Recheie e pincele os pães e leve ao forno médio, pré-aquecido, até que dourem levemente (em torno de 20 minutos). 



4. Voilá! Estão mais que prontos e deliciosos os seus pães. 





Tenho certeza que todo mundo vai comer, pedir bis e não vão acreditar que estes pães são veganos e não têm, pelo menos, queijo na composição. 

Façam e me falem o que acharam.

Beijos,

Ju Jordán

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s