Chantilly vegano com bebida vegetal caseira 

Acho que o motivo deste post foi o pedido que mais recebi de vocês depois que postei os meus últimos quitutes nas redes sociais (segue lá! Instagram:@tudosemleite e @vendastudosemleite e Facebook:/tudosemleite). Depois de muita pesquisa e testes por aqui, este foi o resultado que mais gostei e hoje vou dividir com vocês.

O chantilly “tradicional” normalmente vende pronto e precisa ser mantido resfriado em geladeira. Quando utilizávamos aqui em casa eu me lembro bem que derretiam logo. A nossa versão vegana não leva leite, nem ovo, nem soja, e ainda por cima não derrete de jeito nenhum (e olhem que moramos em meio ao calor do Nordeste). Ele muito menos é do tipo “durinho” e nada maleáveis, como aqueles cremes de confeiteiro. Ele tem uma textura própria que é um misto entre o chantilly “normal” , sendo mais consistente, e um suspiro, sendo mais “molinho”.

O legal do chantilly vegano é que você poderá imprimir um toque de sabor de sua preferência. Então, a base sendo a bebida vegetal do seu agrado (eu já usei a bebida de arroz e o leite de côco, ambos caseiros e artesanais), você adiciona um pouco de suco de frutas e pronto, altera o sabor. Por aqui já usei suco de laranja, de limão, de morango e de uva integral (mas este último altera a cor do chantilly, fiquem ligados) e todos ficaram deliciosos. 

Além de tudo ele é super fácil de fazer. Qualquer pessoa, mesmo as que se dizem sem habilidades especiais para a cozinha, poderá produzir o seu chantilly vegano caseiro e vai surpreender muito com o resultado.

Agora todos já com papel e caneta para anotar? Vamos lá! 

Ingredientes:

— 150ml de leite de côco (receita aqui https://www.google.com.br/amp/s/tudosemleite.com.br/2015/07/17/leite-de-coco/amp/?client=safari) ou bebida de arroz (receita aqui https://www.google.com.br/amp/s/tudosemleite.com.br/2016/01/07/bebida-de-arroz-caseira/amp/?client=safari).

— 1/2 xícara de suco de fruta da sua preferência.

— 2 xícaras cheias de açúcar de confeiteiro (uma dica: caso você não consiga por aí este ingrediente, pode bater no liquidificador o açúcar cristal que fica super bom também).

— 2 colheres de sopa de emulsificante. 

Até onde eu sei o emulsificante EMUSTAB é livre de leite, ovo e proteína da soja. Quando li o rótulo (que diz: Contém derivados da soja), entrei em contato com a empresa, que me confirmou que com a nova lei da rotulagem eles precisaram adaptar seus rótulos e os ingredientes que contêm derivados da soja são dois estabilizantes, que são derivados do óleo da soja, ou seja, “derivados de um derivado da soja”. Nas minhas pesquisas, não encontrei uma mãe que relatou que o filho teve reações a este produto (os alérgicos a proteína da soja, que é o caso da minha Mila). Mas alguma criança extremamente sensível a soja poderá reagir. Por isso, que fiquemos atentos e sempre em contato com os SACs da vida e as outras mães de alérgico para nos sentirmos sempre seguros quanto ao consumo do produto.

Preparo:

1. Deixe a bebida vegetal super gelada (assim que eu preparo eu coloco no congelador e retiro antes de “petrificar”) e coloque em um recipiente junto com o suco de frutas e o açúcar. Misture com o auxílio de uma batedeira.

2. Acrescente o emulsificante e bata a mistura até que fique consistente e não “escorra”. 


3 – Está pronto o seu chantilly vegano! Agora é só se deliciar!

Nos cupcakes amarelos usei açafrão e água como corante natural, já que Camila tem alergia a corantes artificiais.
Estes foram feitos para uma festinha com o tema da Sereia Ariel. Usamos corantes artificiais.



Mesmo com bebidas vegetais caseiras, o resultado ficou incrível! Como Camila tem alergia a muitos industrializado (como o leite de côco, por exemplo), eu preciso me empenhar mais em conseguir receitas para ela e acabam sendo mais saudáveis, o que é ótimo!

Para um resultado ainda mais na linha “natureba”, você pode utilizar açúcar demerara (batido no liquidificador). 

A primeira vez que marido e Camila provaram o primeiro disse assim: “Caramba, meu amor! Nesta receita você se superou!” e a pequena falou: “Mamãe! Que delicia esse negocio!”…

Muito amor por este chantilly vegano! Façam e me digam o que acharam.

Beijos,

Ju Jordán

Anúncios

18 comentários sobre “Chantilly vegano com bebida vegetal caseira 

  1. Jú Jordan, tudo bem?
    Meu pequeno de 5 anos tem APLV é ainda alergia à látex – o que o limita à várias frutas como banana, abacate e kiwi.
    O que complica o quadro dele é que ele tem Esofagite Eosinofílica que é uma inflamação no esôfago que impede qualquer tratamento da alergia e que agrava a alergia em caso de exposição à alimentos alergênicos.
    Tem uma semana que fiz um sorvete de chocolate com a mesma base usada por você. Eu usei cacau em pó e ficou sensacional, porém, no próximo pretendo fazer um chantilly com apenas leite de coco, açúcar e baunilha pois o gosto do emulsificante me incomodou – embora tenha agradado o meu pequeno.
    Também vou elaborar um iogurte estilo Chandelle com a mesma base. Te conto como ficou.
    Beijo grande, obrigada e vamos que vamos!

    Curtir

    1. Elisângela!!!! Mulher! Adorei a ideia do chantilly sem emulsificante !!! Vou tentar com farinha de arroz e creme de arroz caseiro para ver no que vai dar. Já soube também da aqua faba. Dizem que se faz chantillys perfeitos com ela. A Laranja que uso geralmente é a Bahia e o gosto fica Mara! Nem sinto o emulsificante.
      Ah! Mila também tem alergia a látex 😿. Também não pode banana, mamão, kiwi… mas graças a Deus abacate ela pode!!!
      Beijos e quero saber os resultados depoisb

      Curtir

      1. Que bom! Vou testar aqui. Obrigada pela receita! Uma coisa, o emulsificante pode ser substituído? Não usar ele detona o chantilly? Bjao!

        Curtir

      2. Infelizmente para este caso precisa do emulsificante. Mas estou tentando outros testes mais “naturais” por aqui e não vai envolver emulsificante. Se der certo já vou postar também! 🍀👍🏼😘

        Curtir

  2. Olá Ju! Eu fiz e simplesmente ameiiiiii!!! É maravilhoso esse chantilly!!!!! Aprovadissimo!!!! No caso de sobrar chantilly devo guardar no congelador e quando retirar bater novamente!?!?!? Ou guardar somente na geladeira embaixo mesmo???

    Curtir

  3. Olá, preciso fazer um bolo para uma criança com APLV. Sabe me dizer se esse chantilly segura bem pra recheios de bolo que serão cobertos com pasta americana? Porque o chantilly comum eu sei que não dá pra usar nesse tipo de bolo, derrete todo. A gente fica tão dependente do leite condensado pra fazer doces que na hora que não pode usar fica sem saber o que fazer hehe

    Curtir

  4. Olá.
    Eu sempre utilizei esse produto…
    Mas infelizmente ontem entrei em contato com a empresa Duas Roda, que fabrica este produto e me informaram que ele contem produtos de origem animal.
    Joana Teresa Castro

    Curtir

  5. EMUSTAB NÃO É VEGAN. Composição do mesmo, dada pelo fabricante:
    Água, estabilizantes: monoglicerídeos de ácidos graxos destilados (vegetal), sal de ácidos graxos (animal) e carragena (vegetal) e emulsificantes: monoestearato de sorbitana (animal) e lecitina de soja (vegetal).
    …O da marca Mavien é..

    Curtir

    1. pôxa, Miriam. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco. ❤️ Me desculpe . Para os alérgicos essa marca é muito comentada, mas realmente não sou muito entendida no tema vegan. Postei assim porque achei mais fácil para as pessoas acharem (sem ovo, sem leite, sem mel de abelha). Foi ótimo o seu esclarecimento. Estarei mais ligada.❤️

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s