Acho que o motivo deste post foi o pedido que mais recebi de vocês depois que postei os meus últimos quitutes nas redes sociais (segue lá! Instagram:@tudosemleite e @vendastudosemleite e Facebook:/tudosemleite). Depois de muita pesquisa e testes por aqui, este foi o resultado que mais gostei e hoje vou dividir com vocês.
O chantilly “tradicional” normalmente vende pronto e precisa ser mantido resfriado em geladeira. Quando utilizávamos aqui em casa eu me lembro bem que derretiam logo. A nossa versão vegana não leva leite, nem ovo, nem soja, e ainda por cima não derrete de jeito nenhum (e olhem que moramos em meio ao calor do Nordeste). Ele muito menos é do tipo “durinho” e nada maleáveis, como aqueles cremes de confeiteiro. Ele tem uma textura própria que é um misto entre o chantilly “normal” , sendo mais consistente, e um suspiro, sendo mais “molinho”.
O legal do chantilly vegano é que você poderá imprimir um toque de sabor de sua preferência. Então, a base sendo a bebida vegetal do seu agrado (eu já usei a bebida de arroz e o leite de côco, ambos caseiros e artesanais), você adiciona um pouco de suco de frutas e pronto, altera o sabor. Por aqui já usei suco de laranja, de limão, de morango e de uva integral (mas este último altera a cor do chantilly, fiquem ligados) e todos ficaram deliciosos.
Além de tudo ele é super fácil de fazer. Qualquer pessoa, mesmo as que se dizem sem habilidades especiais para a cozinha, poderá produzir o seu chantilly vegano caseiro e vai surpreender muito com o resultado.
Agora todos já com papel e caneta para anotar? Vamos lá!
Ingredientes:
— 150ml de leite de côco (receita aqui https://www.google.com.br/amp/s/tudosemleite.com.br/2015/07/17/leite-de-coco/amp/?client=safari) ou bebida de arroz (receita aqui https://www.google.com.br/amp/s/tudosemleite.com.br/2016/01/07/bebida-de-arroz-caseira/amp/?client=safari).
— 1/2 xícara de suco de fruta da sua preferência.
— 2 xícaras cheias de açúcar de confeiteiro (uma dica: caso você não consiga por aí este ingrediente, pode bater no liquidificador o açúcar cristal que fica super bom também).
— 2 colheres de sopa de emulsificante.

Preparo:
1. Deixe a bebida vegetal super gelada (assim que eu preparo eu coloco no congelador e retiro antes de “petrificar”) e coloque em um recipiente junto com o suco de frutas e o açúcar. Misture com o auxílio de uma batedeira.
2. Acrescente o emulsificante e bata a mistura até que fique consistente e não “escorra”.
3 – Está pronto o seu chantilly vegano! Agora é só se deliciar!
Mesmo com bebidas vegetais caseiras, o resultado ficou incrível! Como Camila tem alergia a muitos industrializado (como o leite de côco, por exemplo), eu preciso me empenhar mais em conseguir receitas para ela e acabam sendo mais saudáveis, o que é ótimo!
Para um resultado ainda mais na linha “natureba”, você pode utilizar açúcar demerara (batido no liquidificador).
A primeira vez que marido e Camila provaram o primeiro disse assim: “Caramba, meu amor! Nesta receita você se superou!” e a pequena falou: “Mamãe! Que delicia esse negocio!”…
Muito amor por este chantilly vegano! Façam e me digam o que acharam.
Beijos,
Ju Jordán
Oie Juliana! Td bem?
Gostaria de saber se podemos usar o leite de coco industrializado!
Olhei no rótulo e só fala q não contém glúten!
Bjo
CurtirCurtir
Oi Andressa. Pode sim. Fica até mais fácil de fazer, né?! Se não me engano o da marca Socôco é “limpo” de leite, soja e ovo. Mas confirma com o
SAC da empresa. 😘
CurtirCurtir
Posso usar leite de coco industrializado?
CurtirCurtir
Pode sim. Mas com o natural fica mais gostoso.
CurtirCurtir
Jú Jordan, tudo bem?
Meu pequeno de 5 anos tem APLV é ainda alergia à látex – o que o limita à várias frutas como banana, abacate e kiwi.
O que complica o quadro dele é que ele tem Esofagite Eosinofílica que é uma inflamação no esôfago que impede qualquer tratamento da alergia e que agrava a alergia em caso de exposição à alimentos alergênicos.
Tem uma semana que fiz um sorvete de chocolate com a mesma base usada por você. Eu usei cacau em pó e ficou sensacional, porém, no próximo pretendo fazer um chantilly com apenas leite de coco, açúcar e baunilha pois o gosto do emulsificante me incomodou – embora tenha agradado o meu pequeno.
Também vou elaborar um iogurte estilo Chandelle com a mesma base. Te conto como ficou.
Beijo grande, obrigada e vamos que vamos!
CurtirCurtir
Elisângela!!!! Mulher! Adorei a ideia do chantilly sem emulsificante !!! Vou tentar com farinha de arroz e creme de arroz caseiro para ver no que vai dar. Já soube também da aqua faba. Dizem que se faz chantillys perfeitos com ela. A Laranja que uso geralmente é a Bahia e o gosto fica Mara! Nem sinto o emulsificante.
Ah! Mila também tem alergia a látex 😿. Também não pode banana, mamão, kiwi… mas graças a Deus abacate ela pode!!!
Beijos e quero saber os resultados depoisb
CurtirCurtir
Olá Ju, sabe me dizer quanto tempo o chantilly aguenta fora da geladeira sem deformar? Adorei a receita, parabéns!!!
CurtirCurtir
Olá. Fiz um bolo como teste e passou mais de uma semana intacto. Fora da geladeira. ♥️
CurtirCurtir
Que bom! Vou testar aqui. Obrigada pela receita! Uma coisa, o emulsificante pode ser substituído? Não usar ele detona o chantilly? Bjao!
CurtirCurtir
Infelizmente para este caso precisa do emulsificante. Mas estou tentando outros testes mais “naturais” por aqui e não vai envolver emulsificante. Se der certo já vou postar também! 🍀👍🏼😘
CurtirCurtir
Boa tarde Juliana!
Top demais… essa receita rende o topo de quantos cups?
Bjs!
CurtirCurtir
Em torno de 24 cupcakes grandes ♥️♥️♥️😍😍😍
CurtirCurtir
Olá Ju! Eu fiz e simplesmente ameiiiiii!!! É maravilhoso esse chantilly!!!!! Aprovadissimo!!!! No caso de sobrar chantilly devo guardar no congelador e quando retirar bater novamente!?!?!? Ou guardar somente na geladeira embaixo mesmo???
CurtirCurtir
Olá! Que bom que gostou da receita! Aqui é sucesso sempre, também! Quando sobra aqui em casa guardo na geladeira. Ele dura bastante. Só tomo cuidado porque foi feito com leite de côco, né? Beijosss
CurtirCurtir
Olá, preciso fazer um bolo para uma criança com APLV. Sabe me dizer se esse chantilly segura bem pra recheios de bolo que serão cobertos com pasta americana? Porque o chantilly comum eu sei que não dá pra usar nesse tipo de bolo, derrete todo. A gente fica tão dependente do leite condensado pra fazer doces que na hora que não pode usar fica sem saber o que fazer hehe
CurtirCurtir
Olá Priscila. Acho que não segura não, infelizmente… 😞😞. Acho melhor você colocar algum ganache com chocolate preto ou Branco (sem leite, claro). Beijos
CurtirCurtir
Olá.
Eu sempre utilizei esse produto…
Mas infelizmente ontem entrei em contato com a empresa Duas Roda, que fabrica este produto e me informaram que ele contem produtos de origem animal.
Joana Teresa Castro
CurtirCurtir
Ola Joana, Qual seria o ingrediente? Você chegou a pedir maiores esclarecimentos?
CurtirCurtir
EMUSTAB NÃO É VEGAN. Composição do mesmo, dada pelo fabricante:
Água, estabilizantes: monoglicerídeos de ácidos graxos destilados (vegetal), sal de ácidos graxos (animal) e carragena (vegetal) e emulsificantes: monoestearato de sorbitana (animal) e lecitina de soja (vegetal).
…O da marca Mavien é..
CurtirCurtir
pôxa, Miriam. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco. ❤️ Me desculpe . Para os alérgicos essa marca é muito comentada, mas realmente não sou muito entendida no tema vegan. Postei assim porque achei mais fácil para as pessoas acharem (sem ovo, sem leite, sem mel de abelha). Foi ótimo o seu esclarecimento. Estarei mais ligada.❤️
CurtirCurtir
Você é uma linda!!! amei
quando bati o olho vi que tinha soja, ja desanimei. foi bem esclarecedor. Você tem algum corante limpo p indicar? minha filha é aplv e soja.
CurtirCurtir
https://www.guiavegano.com.br/vegan/guia-vegano/listagens/respostas-dos-sacs-das-marcas/1541-emustab-emustab-dr-emulsificante-selecta
Emulsificante tem produtos derivados de animais. 😦
CurtirCurtir
Já é a segunda pessoa que me fala do EMUSTAB, que tem algum ingrediente de origem animal e eu não sabia (fiquei bem triste). Mas parece que nem todos os emulsificantes. Se a pessoa for vegana por filosofia de vida é bom se informar com calma sobre isso com cada empresa.
CurtirCurtir