Este bolo eu fiz pela primeira vez para o aniversário de uma cliente muito querida ( Instagram: @vendastudosemleite). Ela sempre me pede os bolos de chocolate com brigadeiro belga, mas dessa vez quis sair do lugar comum e pediu um de morango. Como a ocasião era super especial, a festa de uma “mamãe APLV” guerreira (já no seu segundo filho alérgico e pela segunda vez fazendo dieta para poder amamentar), eu quis inovar.
Quem é apaixonado por chocolate branco (meu favorito) tem maiores dificuldades para encontrar produtos substitutos na culinária inclusiva, porque a maioria dos chocolates sem leite são pretos, né? Então o meu “sonho” sempre foi fazer um bolo de massa “branca” com recheios diferentes dos de chocolate preto (e sem soja, claro!) e que ficasse delicioso (por favor!!!).
Então juntei os ingredientes que me vieram à cabeça, pensei no meu lema: “junte coisas gostosas e não tem como dar errado” e fui confiante ao teste!
Não vou dizer que não deu trabalho, porque este precisou de um pouco mais de tempo e paciência, mas pelo resultado valeu demais! Meu tio estava aqui em casa quando fiz o teste. Provou e ficou de boca aberta: “Não acredito que não tem ovo! Mentira, né?! Me dá mais um pedaço que tá muito gostoso!”. A irmã, o marido, a prima e até a Mila também comeu e todos adoraram.
Uma vez me perguntaram se eu gostava mesmo de cozinhar. A minha resposta foi: “não é que eu goste de cozinhar, mas gosto muito de ver a reação de felicidade que a minha comida causa nas pessoas”. Então podem ter certeza que esse bolo foi mais um bem sucedido por aqui e que causou este tipo de reação boa nas pessoas. Por isso, não poderia deixar de compartilhar com vocês.
Vamos lá? Anotem:
Ingredientes:
Massa:
— 2 xíc. De farinha de trigo com fermento (Usei Primor)
— 1 xíc. De Açúcar refinado (usei Olho D’Água)
— 1/2 xíc. De óleo (usei de Girassol – Salada)
— 1 xíc. De Leite de Côco Caseiro (mas dessa vez não fiz tão encorpado para o bolo não ficar tão pesado)
— 1/2 xíc. De Água com essência de baunilha (fiz com baunilha “em pau”)
— 1 colher de chá rasa de bicarbonato de sódio
Recheio:
— 1 litro de leite de côco caseiro (também menos encorpado)
— 1 xíc. De Açúcar branco refinado (Usei Olho D’Água)
— 1 colher de chá de bicarbonato
— 4 colheres de sopa cheias de polvilho doce (usei Amafil)
— 1 xíc. Chocolate branco sem leite, ovo e soja (usei Tnuva, mas tem lecitina de soja esse)
— 25 morangos médios
— Morangos para decorar
Preparo:
Massa:
1 – Junte todos os ingredientes e mexa até obter uma massa homogênea.
Eu usei metade de um “pau” de baunilha triturado e em água quente para dar o “sabor” do bolo. Quando pronto é só coar e deixar esfriar (temperatura ambiente) antes de adicionar na mistura.
2 – Divida a massa em 2 fôrmas idênticas para melhor facilitar na hora de rechear. Eu uso, inclusive, uma concha de “feijão” para poder dividir de forma igual e os bolos ficarem mais ou menos na mesma altura.
3 – Numa fôrma untada com óleo e farinha de trigo, leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 30 minutos e estão prontos.
Recheio:
1 – Leve o leite de côco junto com o açúcar e o bicarbonato e mexa sem parar por mais ou menos uns 30 minutos. Mas antes deixe um pouco do leite reservado para poder misturar com o polvilho doce sem “embolar” (mais ou menos 2 xícaras devem bastar).
2 – Quando a mistura estiver um pouco mais encorpada, vá adicionando metade do polvilho aos poucos. Use uma colher de sopa para ajudar e vá colocando o polvilho com o leite de côco e observando se vai engrossar. Não esqueça de mexer sem parar.
3 – Quando ela tomar corpo, desligue o fogo. Derreta o chocolate branco e adicione.
4 – Corte os morangos em pedaços e despeje no recheio. Leve tudo ao liquidificador.
5 – Leve a mistura novamente ao fogo e adicione o restante do polvilho também aos poucos. Mexa sem parar até que ela volte a ficar mais consistente.
6 – Agora é só colocar o recheio e colocar os morangos em cima para decorar.
Deu um pouco de trabalho, mas ficou tão gostoso!
Espero que gostem, foi feito com amor.
Beijos,
Ju Jordán
Vc poderia fazer essas receitas pra vender. Kkk e enviar pelo sedex. Boa Noite Ju.😘😀
CurtirCurtir
Ohhhh!!! Kkkkk devia mesmo. 😿😘
CurtirCurtir