Cocada Mole Colorida (sem corantes artificiais)

No nosso último encontro de mães APLV eu levei para servir entre os participantes (no masculino mesmo porque também tinha papai APLV presente ♥️) esta novidade: a cocada mole colorida e sem corantes artificiais. 

Ela foi feita pensando especialmente nos pequenos alérgicos a corantes, como a minha é por aqui. As cores vibrantes deram um “tcham” a mais ao resultado, deixando o prato ainda mais atrativo (lembram que eu já falei por aqui que, na minha opinião, para uma receita ficar boa de verdade, temos que prestar atenção a três itens importantes:  sabor, textura e visual?). 

 Para colorir a cocada mole, dessa vez eu usei frutas vermelhas (vermelho) e açafrão em pó (amarelo). Mas você pode utilizar beterraba, cenoura, manga, espinafre, enfim, deixe sua imaginação voar alto e faça os testes por aí que com certeza vão encontrar resultados super interessantes. Vocês já ouviram falar no Instagram @Dulcedelightoficial ? Foi nele que peguei dicas preciosas sobre como colorir sem corantes artificiais. A Raíza Costa, administradora da página, tem até canal no YouTube que eu sigo enamore indico. 

Esta receita foi fácil de fazer e vai agradar as pessoas que amam doce, mas aquele doce bem docinho mesmo! Normalmente uma cocada tradicional com leite moça é bem açucarada. Posso afirmar que a minha versão sem leite para ela é igualmente assim. 

Os amantes desta sobremesa feita com côco vão adorar a minha versão da cocada mole. E caso você não queira usar os corantes naturais por algum motivo, pode servir “branquinha” mesmo ou junto com goiabada que também combina super.

Então vamos à receita?

Anotem:

Ingredientes:

— 1 kg de açúcar de confeiteiro (Usei da marca União)

— 4 colheres de sopa de polvilho doce (usei da marca Amafil)

— 1 litro de leite de côco caseiro e bem encorpado (a minha receita é essa aqui) 

— 800g de côco fresco ralado 

— 1 xícara de açúcar mascavo (Usei da marca Jasmine) 

— azeite para untar a fôrma (Usei da marca Galo)

— 1 xíc. De frutas vermelhas congeladas 

— 3 colheres de sopa de açafrão em pó 

— 1/2 xíc. de água

Frutas vermelhas congeladas

Preparo:

1 – Faça o Condensado de côco com o leite de côco e o açúcar cristal num fogo alto e mexendo sem parar por mais ou menos 40 minutos (pois é, infelizmente essa parte exige um “bracinho sarado” da nossa parte). A quantidade de leite vai reduzir pela metade e a mistura estará mais encorpada. Nesta hora, adicione o côco ralado e mexa mais um pouco. Depois adicione o polvilho doce dissolvido em um “pouquinho de nada” de água para não “embolar”.

2 – Em uma tigela junte a primeira mistura ao açúcar de confeiteiro e quando a massa ficar um tanto firme, dívida-a no meio. 

3 – Unte uma fôrma com azeite e se achar necessário cubra com papel manteiga (eu uso uma fôrma anti-aderente que não precisa). Pegue metade da massa preparada no “item 2” e deposite na fôrma. 


4 – Dívida a outra metade em duas partes e reserve. Agora vamos preparar os corantes. 

Para os corantes

Amarelo:

Leve o açafrão junto com 1/4 da xícara de água ao fogo médio e mexa. Em 5 minutinhos está pronto o seu corante natural amarelo. 

E não se preocupe que esse não influencia de jeito nenhum no sabor da comida. Mas é preciso ter cuidado, se usarmos muito isso pode acontecer. 


Vermelho/Bordô:

Passe num processador as frutas vermelhas junto com 1/4 da xícara de água. Quanto menos água mais “viva” será a cor. 

Agora coe a mistura e leve numa frigideira para “reduzir” e fazer com que ela possa colorir de forma mais intensa a cocada. Mexa com a ajuda de uma espátula para isso.

Para este caso o sabor da cocada pode ficar um pouco alterado. Ele vai dar um leve toque cítrico ou azedinho, como as frutas vermelhas são. Para mim foi um resultado maravilhoso, ajudando a “quebrar” um pouco do doce. 

5 – Misture os corantes em cada uma das pares e despeje na fôrma que já está com a parte “branca” disposta. 







6 – Agora é só deixar na geladeira por algumas horas até firmar e ficar mais fácil para decorar em caixinhas (que foi como resolvi servir, como se fosse brigadeiro de colher) e pronto! 


Uma pena eu ter poucas fotos do resultado final de como foram servidas na ocasião. Foi um “corre corre” tão grande no dia que não consegui tirar muitas fotografias. E o meu fotógrafo oficial teve um contratempo grave e chegou super atrasado no dia do evento, coitado (mas mesmo assim ele foi, meu grande parceiro Romildo). 

Essas cocadinhas não são tão fáceis de fazer, mas valem a pena o esforço. ♥️

Beijos,

Ju Jordán 

Anúncios

Um comentário sobre “Cocada Mole Colorida (sem corantes artificiais)

  1. Que máximo, a Raiza é maravilhosa, tb acompanho sempre o posts dela… Vou experimentar essa cocada. Infelizmente, os intolerantes e alérgicos a leite tem surgido bastante, sempre é bom ter uma opção de doce para oferecer! Adorei!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s