No nosso último encontro de mães APLV eu levei para servir entre os participantes (no masculino mesmo porque também tinha papai APLV presente ♥️) esta novidade: a cocada mole colorida e sem corantes artificiais.
Ela foi feita pensando especialmente nos pequenos alérgicos a corantes, como a minha é por aqui. As cores vibrantes deram um “tcham” a mais ao resultado, deixando o prato ainda mais atrativo (lembram que eu já falei por aqui que, na minha opinião, para uma receita ficar boa de verdade, temos que prestar atenção a três itens importantes: sabor, textura e visual?).
Para colorir a cocada mole, dessa vez eu usei frutas vermelhas (vermelho) e açafrão em pó (amarelo). Mas você pode utilizar beterraba, cenoura, manga, espinafre, enfim, deixe sua imaginação voar alto e faça os testes por aí que com certeza vão encontrar resultados super interessantes. Vocês já ouviram falar no Instagram @Dulcedelightoficial ? Foi nele que peguei dicas preciosas sobre como colorir sem corantes artificiais. A Raíza Costa, administradora da página, tem até canal no YouTube que eu sigo enamore indico.
Esta receita foi fácil de fazer e vai agradar as pessoas que amam doce, mas aquele doce bem docinho mesmo! Normalmente uma cocada tradicional com leite moça é bem açucarada. Posso afirmar que a minha versão sem leite para ela é igualmente assim.
Os amantes desta sobremesa feita com côco vão adorar a minha versão da cocada mole. E caso você não queira usar os corantes naturais por algum motivo, pode servir “branquinha” mesmo ou junto com goiabada que também combina super.
Então vamos à receita?
Anotem:
Ingredientes:
— 1 kg de açúcar de confeiteiro (Usei da marca União)
— 4 colheres de sopa de polvilho doce (usei da marca Amafil)
— 1 litro de leite de côco caseiro e bem encorpado (a minha receita é essa aqui)
— 800g de côco fresco ralado
— 1 xícara de açúcar mascavo (Usei da marca Jasmine)
— azeite para untar a fôrma (Usei da marca Galo)
— 1 xíc. De frutas vermelhas congeladas
— 3 colheres de sopa de açafrão em pó
— 1/2 xíc. de água
Preparo:
1 – Faça o Condensado de côco com o leite de côco e o açúcar cristal num fogo alto e mexendo sem parar por mais ou menos 40 minutos (pois é, infelizmente essa parte exige um “bracinho sarado” da nossa parte). A quantidade de leite vai reduzir pela metade e a mistura estará mais encorpada. Nesta hora, adicione o côco ralado e mexa mais um pouco. Depois adicione o polvilho doce dissolvido em um “pouquinho de nada” de água para não “embolar”.
2 – Em uma tigela junte a primeira mistura ao açúcar de confeiteiro e quando a massa ficar um tanto firme, dívida-a no meio.
3 – Unte uma fôrma com azeite e se achar necessário cubra com papel manteiga (eu uso uma fôrma anti-aderente que não precisa). Pegue metade da massa preparada no “item 2” e deposite na fôrma.
4 – Dívida a outra metade em duas partes e reserve. Agora vamos preparar os corantes.
Para os corantes:
Amarelo:
Leve o açafrão junto com 1/4 da xícara de água ao fogo médio e mexa. Em 5 minutinhos está pronto o seu corante natural amarelo.
E não se preocupe que esse não influencia de jeito nenhum no sabor da comida. Mas é preciso ter cuidado, se usarmos muito isso pode acontecer.
Passe num processador as frutas vermelhas junto com 1/4 da xícara de água. Quanto menos água mais “viva” será a cor.
Agora coe a mistura e leve numa frigideira para “reduzir” e fazer com que ela possa colorir de forma mais intensa a cocada. Mexa com a ajuda de uma espátula para isso.
Para este caso o sabor da cocada pode ficar um pouco alterado. Ele vai dar um leve toque cítrico ou azedinho, como as frutas vermelhas são. Para mim foi um resultado maravilhoso, ajudando a “quebrar” um pouco do doce.
5 – Misture os corantes em cada uma das pares e despeje na fôrma que já está com a parte “branca” disposta.
6 – Agora é só deixar na geladeira por algumas horas até firmar e ficar mais fácil para decorar em caixinhas (que foi como resolvi servir, como se fosse brigadeiro de colher) e pronto!
Uma pena eu ter poucas fotos do resultado final de como foram servidas na ocasião. Foi um “corre corre” tão grande no dia que não consegui tirar muitas fotografias. E o meu fotógrafo oficial teve um contratempo grave e chegou super atrasado no dia do evento, coitado (mas mesmo assim ele foi, meu grande parceiro Romildo).
Essas cocadinhas não são tão fáceis de fazer, mas valem a pena o esforço. ♥️
Beijos,
Ju Jordán
Que máximo, a Raiza é maravilhosa, tb acompanho sempre o posts dela… Vou experimentar essa cocada. Infelizmente, os intolerantes e alérgicos a leite tem surgido bastante, sempre é bom ter uma opção de doce para oferecer! Adorei!
CurtirCurtir