Bolo de Milho da Bisa

Oi gente! Segunda-feira passada foi o aniversário da Bisa da Camila e resolvemos fazer um bolo de milho caseiro para comemorar. 

No dia mesmo da festa eu peguei um papel e um lápis e comecei a anotar quais seriam os ingredientes para que ele ficasse gostoso e de alguma forma especial, à altura da  data comemorativa. 

A Bisa Flora não curte muito chocolate e coisas doces em demasia, sabem? Mas ela ama milho e comidinhas juninas! Por isso o bolo tinha que ser amarelinho e cremoso. Aqui em casa não tinha fubá de milho, e como a maioria dos bolos deste tipo que eu conheço usam este ingrediente na composição, eu precisei de um substituto poderoso. Ele seria o meu “trunfo” para dar o tal “toque especial” que eu queria para o bolo. E eu não pude pensar em outra coisa que não fosse um mix de farinha de côco caseira e farinha de trigo. 

O resultado foi um bolo simples, mas super cremoso, encorpado e não muito doce e que agradou ao paladar de todo mundo que provou até agora (da minha diarista – aquela que é “meio enjoada para comida”, lembram dela? – ao marido que falou assim logo depois da primeira mordida: “Já quero outro pedaço, tá bem melhor que os de padaria top, viu?”).

Então agora vamos à receita? 

Anotem:

Ingredientes:

— 1 xíc. Farinha de Trigo (usei Primor)

— 1 xíc. Farinha de côco (caseira)

— 1 xíc. e 1/2 de leite de côco (fiz caseiro bem encorpado — receita aqui:  https://tudosemleite.com.br/2015/07/17/leite-de-coco/)

— 3 milhos cozidos (caseiros)

— 1/2 xíc. óleo (usei de girassol da marca Salada)

— 1 xíc. De açúcar (usei União)

— 1 colher de chá de fermento (Usei Royal)

A farinha de côco que sobra eu guardo em saquinhos na geladeira. dura mais ou menos uma semana se bem armanezada (cuidado para que não acumule água nela).

Preparo:

Para a farinha de côco:

Pegue o “bagaço do côco” que ficou após o preparo do leite de côco caseiro e leve a uma frigideira grande bem aquecida para retirar toa a água. 

Para o Bolo:

1 – Coloque todos os ingredientes no liquidificador até que eles se transformem numa massa um pouco homogênea (porém, fica com pequenos pedaços de milho)

2 – Unte uma fôrma média com óleo e farinha de trigo e leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 30 minutos. 

3 – Está pronto seu bolo de milho.



Mais uma prova de que menos ainda é mais. 

Ainda dá tempo de fazer para o São João. Quem fizer me diz o que achou, combinado?

Beijos,

Ju Jordán 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s