Quarto Encontro de Mães APLV: Como Foi!

No final do mês passado, no dia 28.04,  nós organizamos o último encontro de mães APLV e eu ainda não tinha conseguido postar por aqui contando como foi o nosso momento.

Nesta ocasião fizemos o encontra na Reabilita, Espaço de Saúde e Bem Estar. O tema escolhido para debate foi: “APLV Sem Neura: Diagnóstico e Tratamento”, e tivemos a honra da presença da Dra. Nilza Lyra, pediatra e alergologista, que comandou a roda de diálogo com as mamães participantes e trouxe muitas informações atualizadas sobre o tema. Eu gostaria de destacar alguns pontos levantados por ela:

— O leite materno tem sido considerado como poderoso aliado no tratamento das alergias alimentares. Isso porque além dos inúmeros benefícios que já apresenta para todo e qualquer bebê amamentado, pode auxiliar no processo de tolerância oral para o bebê, já que os traços dos alimentos que passam através do leite materno vão servir como uma espécie de “vacininas” para ele. Mas isso não quer dizer que todas as mães que amamentam seus filhos com APLV podem agora liberar a própria dieta sem o devido acompanhamento médico competente e especializado no assunto. Somente um profissional qualificado poderá saber como a família deverá proceder de acordo com o histórico da criança.

— Muitos especialistas hoje já estão “liberando” a dieta da mãe que amamenta uma criança alérgica que não apresenta reações mais graves quando consomem o leite materno (inclusive para consumir leite e derivados dele, e não só os traços dos alimentos) justamente com o propósito de induzir a tolerância oral. Mas ela comentou também que este é um assunto muito delicado e esta conduta é nova no meio médico, já que a padrão seria a de retirar o leite e os derivados dele, além de eliminar os traços da dieta materna por um tempo pré-determinado. Porém, infelizmente algumas crianças reagem inclusive aos traços presentes no leite materno e neste último caso a dieta teria que ser a mais rígida mesmo.

A médica convidada, que trabalha no ambulatório de alergia alimentar do Hospital das Clínicas, aqui em Recife, nos falou também que está iniciando por aqui a famosa dessensibilização. Eles estão começando devagarzinho e ocasião do encontro já tinham 3 pacientes nesse tratamento, que normalmente é indicado para as pessoas que possuem a  alergia à proteína do leite de vaca e sem possibilidade de cura natural (que seria o mais comum).

Foram muitas informações preciosas que recebemos no encontro, e houve também a possibilidade de perguntas e respostas por parte das participantes. Senti muita segurança e disponibilidade por parte da Dra. Nilza Lyra e também que as mamães gostaram bastante.




Enquanto isso, ao mesmo tempo em que as mamães estavam participando da roda de diálogos, os filhotes tiveram um momento especial com Contação de Histórias das meninas fofas do Tapete Voador, Mila Puntel e Bruna Peixoto. Muita alegria e diversão para os pequenos e tranquilidade para as mamis poderosas!

 

Papai e vovó em ação


Depois de tudo, mais uma degustação de delícias livres de leite, ovo e soja, com as delícias do Tudo sem Leite (@vendastudosemleite) e dos nossos parceiros incríveis: a Cozinha Salutar (@cozinhasalutar), a Doces Delícias Sem Leite (@docesdeliciassemleite) e a Vida Veg (@vidaveg).


Tivemos um pequeno alérgico de 8 aninhos comendo pizza pela primeira vez por lá, a minha receita que já postei no blog aqui:(https://tudosemleite.com.br/2015/12/13/pizza-time/). A cara de felicidade do garotinho foi algo que não consigo descrever em palavras! Muita gratidão por ter tido esta oportunidade de proporcionar isto para ele e para a família de tantas outras crianças.


A decoração ficou por conta da nossa parceira Nanda Decora (@nandadecora). Confesso a vocês que fiquei muito encantada com o trabalho da Nanda, que eu ainda não conhecia. Ela é muito criativa e tranquila, foi ótimo trabalhar com ela! Todas as mobílias foram do pessoal da Duna Locação (@duna_locação) e da própria Reabilita.



Tivemos também como parceiros neste nosso evento as meninas da Elabore Ideias (@elaboreideias) que fizeram o cartaz do Tudo Sem Leite (que por sinal eu curti tanto que já guardei e usei em outros eventos também) e as Tags das lembrancinhas das mães. Tudo lindo e exclusivo!

Os suportes da mesa foram do pessoal da Loja Tem Festa (@lojatemfesta). Amei, amei e amei conhecer esta loja! Só coisinhas especiais, muitas que já mostrei inclusive na festinha de aniversário da Mila.

A Amanda, da Comercial Filhos Do Céu PE (@comercialfilhosdoceupe) levou 3 cestas com produtos Liane para sorteio entre as mamães guerreiras! 

Todas as fotografias foram registro do Romildo, da Timeline Produções Digitais. Ele é meu parceiro de longas datas que tem sempre me acompanhado e participado de momentos felizes da minha vida como este.

Sem palavras para agradecer a todos os que ajudaram na realização deste evento lindo. São pessoas que doaram um pouquinho do seu tempo e dos seus recursos próprios para nos ajudar com a nossa causa de sempre: promover inclusão e respeito para com as pessoas que têm restrições alimentares, além de disseminar informação segura sobre o tema.

Então foi isso, pessoal.

E que venha o quinto encontro!

Beijos,

Ju Jordán

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s