Agora que passou a festa de aniversário da Camila, que foi no último domingo, eu estou conseguindo respirar um pouco. A ideia era uma comemoração pequena, para a família e os amiguinhos mais próximos da nossa pequena. Então, fizemos tudo por aqui: convites, decoração, entretenimento na festa e também todas as comidinhas que foram servidas.
Eu já contei para vocês o quanto eu sou uma pessoa detalhista ao extremo, né?! Nossa! Isso até que é ótimo, mas confesso que pode ser também um pouco exaustivo. A minha sorte foi que contei com a super ajuda da minha mami linda e também da minha irmã, que agora está montando a empresa criativa dela @invenciones e talentosa como é, me deu um grande suporte. Sem elas não conseguiria.
O tema da festa foi a cara da Camila: Fazendo Arte! Ela ama artes e eu sempre a estimulei desde sempre a fazer atividades sensoriais e artísticas. Mesmo sendo este o tema escolhido, nós queríamos sair do lugar comum, das artes apenas da pintura ou do desenho. Então a proposta toda foi a de fazer todos os tipos possíveis de arte: reciclagem, customização, contação de histórias, música, artesanato, e também, claro, da pintura (de pedrinhas, de camisetas…). Todo esse “enredo” envolveu a festa, desde as atividades propostas para as crianças convidadas, até a decoração do local.
Só posso dizer para vocês que deu um trabalhão danado, mas valeu a pena! Cada noite em claro preparando os detalhes, cada privação de momentos de descanso, tudo para ver o sorriso estampado no rosto da minha pequenina e que fosse um momento muito especial para ela.

Agora vamos contar sobre o cardápio escolhido. Como as alergias da Cami são desencadeadas também por contato ou cheiro, eu não poderia me arriscar a servir qualquer coisa que fosse “proibida” para ela. Então realmente produzimos tudo na minha casa. Contratei duas pessoas para me ajudar com esta tarefa (diaristas amadas que trabalham comigo e já estão acostumadas com toda a situação) e iniciamos tudo um dia antes da festa (exemplo: o mandioqueijo foi feito no dia anterior, já que precisa de bastante tempo na geladeira até firmar). O menu escolhido foi pensando muito nos convidados (muitos eram bebês um pouco mais novos que a Camila (a maioria tinha entre 1 e 3 anos), então eu posso afirmar a vocês que as comidas que mais fizeam sucesso foram os milhos cozidos e as saladinhas de frutas.


Olhem o que resolvi servir na festa:
DOCES:
— Bolo de brigadeiro de chocolate belga
— Palhas italianas
— Bolos de pote de chocolate belga com farofa crocante
— Bolos de Pote de laranja com framboesa
— Brigadeiros Belga
— Brigadeiros Brancos
— Biscoitinho Caseiro
— Línguas de gato
— Avelãs cobertas com Chocolate
— Saladinha de frutas
SALGADOS:
— Milho Cozido
— Pipoca
— Briochinhos recheados com carne moída e milho
— Briochinhos Recheados com frango, molho de tomate caseiro e mandioqueijo
— Coxinhas
— Bolinhos de Bacalhau
— Mini Pizzas do tipo finger food
Quase todos os convidados vieram elogiar o cardápio e confesso que fiquei nas nuvens quando a maioria ficou extremamente surpresa quando soube que tudo o que foi servido foi feito: sem leite, ovo e soja.






A decoração da festa foi simples, mas com capricho. A mesa foi montada por mim e os personalizados quase todos foram feitos pela minha irmã (@invenciones). Ela fez das lembrancinhas às almofadas que ficaram no pequeno lounge montado para as atividades com as crianças. Tem irmã talentosa quem pode, né?!

A mesa principal estava simples, mas foi feita com muito amor. As outras lembrancinhas que demos eram essas sacolinhas fofas feitas à mão também pela minha irmã querida (@invenciones). Nelas colocamos uma tela, três potes de tinta e um pincel.

Como vocês já sabem, Mila tem alergia a corantes. Então não pude colorir muito nas comidas, por isso, precisava incrementar nas cores nos outros itens da festa. Para isso, todos os suportes lindos e coloridos foram da @lojatemfesta , vocês já conhecem? Lá tem muita coisa incrível e diferenciada (Lembram do carrinho de feira em que servimos as saladas de frutas? Comprei lá). Eu amei também o atendimento da loja. Todo mundo muito solícito e paciente (para com os meus inúmeros detalhes). Me deram inclusive dicas de decoração. Amei!

As atividades que preparamos para os pequenos foram as seguintes:
1 – Montagem do Cenário da Contação da História.
Fizemos uma adaptação na história do macaquinho da Bia Bedran (vocês conhecem a moça? Vale a pesquisada no YouTube). Então o cenário era de floresta. Minha mãe preparou com papel colorido do tipo cartolina: folhas, frutas, animais… E também coletou algumas folhas secas para que o cenário ficasse mais rico e bem lúdico! As crianças foram encorajadas a colar tudo antes da contação de histórias começar.
2 – Oficina reciclagem: instrumentos musicais.
Também preparada pela minha mãe. Ela juntou garrafas de iogurte (vale ressaltar que eram veganos), colocou arroz e algumas sementes dentro e vedou com “durex” colorida. Então compramos adesivos variados para que as crianças pudessem customizar seus instrumentos à sua preferência. Pela idade dos convidados, já levamos os instrumentos do tipo ganzá prontos para que as crianças pudessem enfeitar, mas caso fossem mais velhos poderiam inclusive participarem da confecção do mesmo.
3 – Contação de Histórias.
Como falei, fizemos uma adaptação do “Macaquinho sai daí” de Bia Bedran. Em vez de ser só o papai que participava, incluímos também uma “mamãe” na historinha. Foi bem divertido e as crianças foram encorajadas a acompanharem a música com os seus novos instrumentos musicais. Tudo tinha uma sequência importante na festa.
4 – Oficina de Pintura de Camisetas.
Esta ficou sob o meu comando. Tivemos a ideia de pintar camisetas, mas antes as crianças precisavam colar adesivos de coração e/ou estrela nela. Depois de pintadas, os adesivos foram retirados e formaram uma linda estampa. Para que o desenho fosse fixado na camiseta, os papais e mamães foram orientações a passar ferro no verão da camisa. Fica tipo um “transfer”.
Foi tudo muito legal. Deu para sentir que as crianças curtiram para valer, desde os menorzinhos aos mais velhos. Mila nem se fala. Gostou de verdade! Nunca vou esquecer o que ela disse assim que viu a mesa da decoração: “Ficou muito lindo, mamãe! Quantos corações!” , com um super sorriso e expressão de surpresa gostosa estampada no rosto.
Eu só tenho a agradecer a todos que participaram desses momentos tão especiais da nossa familhinha.
Foi um dia muito feliz!
Beijos,
Ju Jordán
Que Bacana Ju, meu Henrique também fez aniversário e toda festa foi sem leite, estou falando da festa lá no blog e coloquei um link pra cá também! Espero sua visita, beijos! Monique
CurtirCurtir
http://www.vivasemleite.com.br
CurtirCurtir
Olá Monique! Vamos visitar sim seu blog! ♥️♥️♥️ Tão melhor fazer tudo “limpo” mesmo para não corrermos nenhum risco desnecessário, né?! Beijão
CurtirCurtido por 1 pessoa
Achei tudo lindo e criativo!
Que bom pode proporcionar tudo isso para nossas pequenas. Parabéns!
Pelas fotos a festinha ficou um festão kkkk… Como faço para obter as receitas do cardápio? Minha filha ira aniversariar também e gostaria muito de fazer algo assim para ela. Bjss
CurtirCurtir
Oi Etiene… Obrigada ♥️♥️♥️♥️ Foram poucos amiguinhos e família. Sim… Sobre o cardápio, alguns itens já coloquei no blog. Palha italiana, brigadeiros, briochinhos. Alguns outros vou postar por esses dias, fique ligada. Beijão ♥️♥️♥️❣
CurtirCurtir
Queria saber como e este de estampa nas camilas, qual a tinta que usa pq a minha camila vai fazer 2 aninhos tbm e amei está ideia. Farei o aniversário todo sem leite, soja, ovo e amendoim. Parabéns ju.
CurtirCurtir
Olá. Usamos tinta guache mesmo. ♥️😘 Boa festinha. Fico feliz que serviu de inspiração de alguma maneira para vocês
CurtirCurtir
Oi Ju, ficou linda a festa da sua princesa e esse bolo está com a cara ótima 😋 onde consigo a receita?
CurtirCurtir
Boa tarde. Você tem as receitas que usou nessa festa?
CurtirCurtir