Bolo Sem Nada Com Tudo! 

Tudo começou com uma linda seguidora que hoje a considero minha amiga, mãe APLV do time dos “sem nada” e que não podia comer um monte de coisas, inclusive o trigo. Ela sempre estava me pedindo receitas sem trigo (e sem leite, ovo, soja e por aí vai!). 

Depois veio uma outra amiga, além de cliente, mãe de um pequenino alérgico que também tinha restrições ao trigo, que me pediu para produzir um bolo na mesma linha.

Então vou mandar a real para vocês: depois de muitos testes, bolos esfarelando, outros parecendo uma pedra e alguns aceitáveis, mas não muito gostosos, finalmente consegui uma receita das boas para compartilhar por aqui. 

Além de tudo, quando o bolo finalmente ficou pronto, descobri que um dos ingredientes utilizados na receita estava em falta na minha cidade e com previsão de chegada apenas para o segundo semestre do ano. Aí veio uma outra mamãe APLV (cujo filho já está curado, mas como costumo dizer: uma vez mãe APLV, sempre mãe APLV) e me deu uma preciosa dica: farinha de côco caseira. Este último item substituiu tão lindamente o que estava em falta no mercado que na minha opinião deixou o bolo ainda mais gostoso. 

E agora sem mais delongas, vamos à receita?

Ingredientes:

— 1 xíc. Farinha de aveia sem glúten (usei da marca Monama) ou 1 xíc. De farinha de côco (fiz caseira)

— 1/2 xíc. De farinha de linhaça dourada (usei a marca Germina)

— 1/2 xíc. de farinha de arroz (usei da Aminna)

— 1 xíc. de fécula de batata (usei da Aminna)

— 180ml de leite de côco caseiro (receita aqui https://tudosemleite.com.br/2015/07/17/leite-de-coco/ )

— 2 colheres de sopa de cacau em pó (usei dos frades da Nestlé)

— 2 xíc. de açúcar cristal (usei União)

— 1/2 limão 

— 1 cs. de vinagre branco (usei galo)

— 1 cs. de fermento químico em pó (usei Royal)

— 3/4 xíc. Óleo de Girassol (usei Salada)

Recheio:

Você pode usar o brigadeiro belga (receita aqui https://tudosemleite.com.br/2016/02/03/brigadeiro-com-bebida-de-arroz/) ou outra de sua preferência. 

Preparo:

Para a farinha de côco caseira:

Depois de preparar leite de côco caseiro, utilize o “bagaço” do côco para preparar a farinha. É só retirar a água dela e armazenar na geladeira que dura pelo menos uma semana. 

Coloque o “bagaço” do côco numa frigideira grande em fogo médio e mexa até secar. Depois é só triturar por 5 minutos num liquidificador ou processador e está pronta. 

  
Para a massa:

1 – Misture numa batedeira o açúcar com o vinagre e o óleo e vá adicionando os ingredientes secos, alternando com os líquidos (leite de côco e limão). Por último adicione o fermento químico. 

  

2 – Leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 30 minutos e está pronto o seu bolo. 

  
 

Esse com farinha de aveia sem glúten industrializada
 

  

Esse com farinha de côco natural feita em casa
 
  

3 -Depois é só decorar como quiser. Os meus fiz com brigadeiros belga e raspas de chocolate branco sem leite (da marca TNUVA). 

  
   
   
  

Acho que agora vocês podem me entender o porquê de eu estar tão feliz de poder compartilhar esta receita por aqui. Ela foi fruto de alguma frustração, mas também de muito trabalho, persistência, amizade e amor. 

Espero que gostem.

Um beijo,

Ju Jordán 

Anúncios

9 comentários sobre “Bolo Sem Nada Com Tudo! 

  1. Ju sem palavras pra descrever O quanto me senti importante, querida e feliz por ter alguém que realmente se importa com esse nosso time APLV. Sempre digo Q muita gente comenta que tem pena, que sabe o quanto é difícil mas no fundo não faz nada pra ajudar… Muito obrigada de coração. Que Deus continue abençoando seu trabalho que sendo feito com tanto amor só tende a crescer e dar frutos! Vou providenciar todos os ingredientes (Q acho Q não vai ser fácil por aqui) mas mandarei vir de SP! Beijos amiga

    Curtir

  2. Mariana! ♥️♥️♥️♥️ Quanto amor num comentário. A nossa vida nem sempre é fácil, essa de mãe de alérgico, mas por vezes é doce. Tantas pessoas especiais no caminho conheci e esse sentimento de poder ajudar nem que seja um “tchico” é o que me faz continuar. Se sinta acolhida e saiba que este cantinho não é meu, mas nosso. Um beijo Ju

    Curtir

  3. Suas receitas cada uma melhor que a outra.Parabéns Jú! Já eu não consigo fazer nada sempre da errado.kkk o bolo parece uma pedra o brigadeiro uma papa de chocolate. Sou péssima na cozinha. Queria muito ir pro encontro, mais acho que não vai dar. Manda essas comidas pelos correios… kkk. Beijos continuo na esperança de um dia ir ao encontros.😘😘

    Curtir

    1. Rafa! Eu estava pensando em você agorinha e quando vejo tinha um comentário seu, pensando se você iria para o nosso próximo encontro! ♥️ Menina, não acredito que as receitas não estão dando certo! 😱 O que será que aconteceu? Qualquer coisa grita! Beijos

      Curtir

  4. Nem sei Jú é pq não sou muito boa na cozinha. E sobre o encontro queria muito, muito ir. Mais não tenho como ir pq não tenho com quem ir na verdade. E ir sozinha com minha filha não dá. E pra falar a verdade nem daria certo pq quase não vou pra Recife ai não sei onde fica.

    Curtir

  5. Ju
    Consegui reunir os ingredientes só hoje 😬
    Porém tem algumas marcas que usam máquinario higienizado, mas vou arriscar senão esse bolo não sai rsrs
    Te aviso se der certo
    To programando pra hoje 😃

    Curtir

    1. Nossa!!! 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼 Não acredito, Mari!!!!
      Essa parte do maquinário é fogo!!!! Queria um mundo com alimentos limpos e fáceis de achar! Seria pedir muito?
      Espero que você goste. Aqui amamos todos!!!
      Beijão

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s