Bolo de chocolate com recheio de beijinho de côco 

Este bolo é campeão de aceitação por onde eu sirvo. Não conheço ninguém que não tenha gostado dele ainda, e mesmo as pessoas que não são muito fãs de côco me disseram que amaram! 

Muitos duvidam que ele não tenha ovo, porque fica extremamente fofinho, inclusive dando um pouco de trabalho para confeitar sem que se parta, vale ressaltar. 

Ele é com as seguintes restrições: sem leite, sem ovo, sem soja, sem corantes artificiais, sem côco industrializado, e feito com açúcar mascavo. 

A cada dia estou fazendo novos testes e me surpreendendo mais e mais com os resultados. Por isso, não poderia deixar de compartilhar a receita desta delícia com vocês. 

  

Anotem:

Ingredientes:

Massa:

— 2 xíc. Farinha de trigo com fermento

— 1 xíc. Açúcar mascavo 

— 1/2 xíc.Óleo de canola ou girassol ou outro de sua preferência 

— 1 xíc. Suco de uva integral 

— 2 colheres de sopa de cacau em pó

— 1/2 xíc. chocolate fragmentado próprio para culinária (da Ouro Moreno)

— 1/2 xíc. água 

— 3 colherinhas rasas de bicarbonato de sódio 

  
Cobertura de chocolate:

— receita do brigadeiro que postei aqui https://tudosemleite.com.br/2016/02/03/brigadeiro-com-bebida-de-arroz/ , só que com 5 colheres de sopa de açúcar a mais

Recheio de côco:

— 2 côcos frescos ralados 

— água morna para cobrir a quantidade de côco no liquidificador 

— 4 colheres de sopa de açúcar cristal 

— 2 colheres rasas de chá de maisena 

— 4 colheres de sopa de côco ralado para finalizar 

Preparo:

Massa:
1 – Leve todos os ingredientes e misture bem numa batedeira, não esquecendo de peneirar a farinha e deixando por último o bicarbonato de sódio. Não se preocupe que esta massa fica bastante fluida mesmo. 

2 – Numa fôrma untada com óleo e farinha, leve ao forno já previamente aquecido por mais ou menos 25 minutos.

* Dica: você pode dividir a massa em duas fôrmas de pizza médias para não precisar partir em duas na hora de colocar o recheio. 

Cobertura de chocolate:

1 – Faça o mesmo passo a passo a minha receita de brigadeiro belga, porém, note que ele ficará bem mais fluido que a textura do brigadeiro, em ponto de calda ou cobertura mesmo. Retire do fogo em ou menos 8 minutinhos e cuidado para não deixar muito tempo e o açúcar cristalizar, ficando num ponto terrível. 

2 – Agora coloque na geladeira por uma horinha que ficará num ponto bacana para confeitar. Se preferir faça de um dia para o outro a cobertura e retire da geladeira 15 minutos antes de manipular. 

Recheio:

1 – Faça um leite de côco mais “encorpado”, com a quantidade de água morna apenas para cobrir os côcos ralados no liquidificador. Bata por 5 minutos, coe e está pronto. 

2 -Leve o leite de côco ao fogo médio juntamente ao açúcar e mexa sem parar por mais ou menos 30 minutos, ou até que a mistura engrosse e o líquido reduza pela metade. No finalzinho coloque com cuidado a maisena, para não “embolar”, e posteriormente o côco fresco. 

* Dica: Para dar uma côr semelhante à do doce de leite, usei corantes naturalmente produzidos. Mas isso não é necessário. 

Para obter esse tom da foto usei corante amarelo feito com água e açafrão e corante vermelho framboesa feito com água e beterraba. É só colocar os ingredientes no fogo e aguardar uns minutinhos. No caso do açafrão, coloque pouca água e mexa bem. 

Não se preocupe que o seu bolo não terá o mínimo gosto de beterraba ou açafrão, prometo!

 

Nesta foto usei menos porções de açafrão e misturei o corante pronto com glacê para um teste que eu estava fazendo na ocasião.
 
 
Aqui foi o recheio de beijinho pronto somente com corante amarelo já mais concentrado que a foto anterior.
 
3 – Recheie o bolo e depois coloque a cobertura com ele já frio para diminuir o risco de quebrar. Está pronto o seu bolo! 

  

Misturado um pouco de corante natural vermelho com o amarelo, obtive este tom de caramelo.

    

 
  

  
  
Muito gostoso mesmo! 

Façam e me digam o que acharam.

Beijos,

Ju Jordán 

Anúncios

11 comentários sobre “Bolo de chocolate com recheio de beijinho de côco 

    1. Olá… Com relação ao suco você pode usar bebida de arroz caseira em substituição sem problemas, ou outra bebida vegetal de sua preferência. Em substituição ao chocolate fiquei pensando aqui na canela em pó. Às vezes uso e adoramos aqui em Casa, que tal?! Beijossss e boa sorte

      Curtir

  1. Ola Jú, conhecendo agora sua página e desde já agradeço por compartilhar conosco suas receitas. Gostaria de saber se essas 3 colheres de bicarbonato são de sopa.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s