Ovos de Páscoa

Meu povo APLV, a Páscoa está chegando e como muita gente me pergunta sobre como faço meus ovos, resolvi compartilhar com vocês aqui no blog. 

  
Faz alguns dias que consegui mostrar o passo a passo lá no meu SnapChat (segue lá: tudosemleite) e como prometido, vou mostrar também por aqui e ainda com tempo para vocês se aventurarem a produzir até a semana santa. 

Não sei se você sabem, mas chocolate é uma ciência e tanto! Eu confesso que demorei a pegar “a manha”, foram inúmeras tentativas antes de ficarem ovos perfeitos: brilhantes e lindos, além de gostosos, claro! 

  
Vou dar algumas dicas básicas para que qualquer pessoa possa fazer seus ovos caseiros, afinal, tudo o que aprendi foi fruto de muita tentativa, erro e persistência, então qualquer um pode se sair bem nesta tarefa. 

Agora vamos ao passo a passo, anotem:

Passo 1: SE PREPARE

Dê uma olhada no rótulo do chocolate que você vai derreter. Normalmente ele diz a temperatura para o aquecimento do chocolate e a que ele deve chegar antes de colocarmos nas fôrmas (já frio). 

O Callebaut, que é um chocolate belga que uso muito por aqui (os que não têm leite ou traços), tem uma tabelinha indicando as temperaturas ideais de aquecimento e cristalização do produto. Para este da foto, o ideal é aquecermos de 45 a 50 graus e baixar a temperatura para 27 graus antes de fazer os ovos.

   

   

Passo 2: DERRETENDO O CHOCOLATE

Sabendo as temperaturas de aquecimento, derreta o chocolate com bastante cuidado e preferencialmente por partes. Uma vez ele aquecido além da conta, já era! Nunca mais voltarão a endurecer novamente (o que sei por causa própria). 

Aqui inicialmente testei o banho maria e nunca consegui. Sempre passava dos 60 graus o chocolate e o processo todo desandava. O que deu certo para mim foi aquecer no microondas em intervalos de 1 em 1 minuto. Às vezes, dependendo da quantidade de chocolate que vou utilizar, 30 segundos são suficientes. Ou seja, preste atenção às quantidades derretidas, se pouco chocolate, menos tempo no microondas, se muito, derreta por partes de 1 em 1 minuto. Uma boa medida para começar é derreter 500g, para este caso, 2 minutos serão mais que suficientes para derreter tudo sem ultrapassar os 50 graus. 

  
  
  
Passo 3: TEMPERAGEM 

Agora você vai ter que abaixar a temperatura do chocolate, que deverá chegar aos 27 graus.Para esta etapa também tentei diversas formas diferentes, como por exemplo derretendo 2/3 do chocolate e 1/3 colocado por último e fazendo o famoso choque térmico no mármore, mas nenhuma dessas técnicas deu certo por aqui. 

 Comigo o que funcionou foi colocar a tigela com o chocolate dentro de um recipiente com água fria e gelo e ir mexendo com vigor, monitorando sempre a temperatura através de um termômetro apropriado. 

  
  
   
Não custa lembrar que devemos tomar bastante cuidado para que a água não entre em contato com o chocolate, porque estragaria o produto. Chocolate e água definitivamente não combinam. 

Hoje não uso mais o termômetro (o meu quebrou e acabei que consegui fazer sem ele porque já sabia o tempo e o ponto ideal), mas confesso que ele me salvou demais no início! Para mim foi um investimento importante. 

Passo 4: AGORA É FÁCIL

Tudo isso feito, agora é só colocar o chocolate nas fôrminhas apropriadas, dar leves batidinhas para saírem as bolhinhas de ar e deixar na geladeira por uns 15 minutos. 

Cuidado! Não podemos deixar muito tempo na geladeira porque do contrário o chocolate vai perder todo aquele brilho lindo. 

 

Esses foram meus primeiros chocolates que consegui deixar firmes por mais de 10 segundos. Mas observem que estão sem brilho e cheios de bolhinhas, ainda imperfeitos. Mesmo assim eles são meu troféu porque me deram força para continuar tentando! ♥️
 
Uma dica bacana é comprar aquelas fôrminhas que vêm com partes em silicone. Elas ajudam demais na hora da produção e não existe necessidade de pincelar o chocolate. 

Espere pelo menos 24hs antes de embrulhar os ovos de páscoa. Se puder, deixe em local arejado e cobertos pela fôrma até a hora de embrulhar para não “pegar” unidade. 

  
  
  
  
  
  
  

Pronto! Acho que consegui passar tudo o que aprendi nesta páscoa sobre ovos e produção caseira. 

Sinceramente nunca imaginei que o trabalho era tamanho para fazer um lindo ovo de páscoa! Mas depois de prontos dá uma sensação tão boa…

Se não conseguirem logo de cara não desistam! Saibam que vocês não estão sós! Eu acho que fiz mais de 5 vezes para conseguir acertar a mão, então se eu consegui, qualquer um consegue! 

Qualquer dúvida é só me falar.

Beijão e boa páscoa APLV para vocês! 

Ju Jordán 

Anúncios

6 comentários sobre “Ovos de Páscoa

  1. oii amei a dica, só tenho um problema! Comprei o chocolate belga em pó…. por que na minha cidade não tem desse seu da foto, e agora???me ajude por que tenho que fazer essa semana. eu ví uma receita, com leite de coco e mel, mais não estou encontrando mais essa receita no google. vc pode me ajudar? Desde já agradeço.

    Curtir

  2. Juliana, tudo bem….
    Preciso de sua ajuda.
    Esse chocolate Callebaut não tem leite?? Ele não é produzido em mesmo maquinário dos outros com leite?
    Vi também que ele é 54,4% de cacau. Quanto menos cacau significa que tem leite??

    Curtir

    1. Olá Flavia. O Callebaut é um chocolate seguro. O maquinário não é compartilhado (para as barras de 5kgs dos chocolates 811, 805 e tem outro agora que estou esquecida, mas é só olhar o rótulo que é confiável. ).
      O teor de cacau não tem a ver com leite. Só vai indicar se o chocolate será mais ou menos amargo.
      Espero ter ajudado. Qualquer coisa estamos aqui. Beijos

      Curtir

  3. Ola Juliana, amei as dicas. Agradeço de todo o coração, pois descobri recentemente a alergia do meu filho.
    Estive vendo as perguntas e repostas aqui no post. Eu não conhecia esse chocolate, estou procurando na internet as duas referencias que você passou ( barras de 5kgs dos chocolates 811, 805), mas no site da loja Santo Antonio diz q ambos tem traços de leite. To pesquisando o site do fabricante, mas não encontro para ter mais informações. Você continua usando esse produto, sabe se teve alteração na forma de fabricação. Desde já obrigada

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s