Bebida de arroz caseira 

Ontem postei no Instagram (@tudosemleite) que faço a minha bebida de arroz em menos de 15 minutos e muitas pessoas me pediram para postar a receita. Eu uso principalmente como ingrediente dos meus bolos, mas também com cacau em pó e açúcar para beber (quando bate a saudade do meu antigo copo de leite antes de dormir). Mas na realidade o “leite de arroz” é uma bebida vegetal que pode ser amplamente utilizada como substituto para o leite de vaca. 

Eu lembro da primeira vez que eu fui fazer essa bebida. Eu fiz como a maioria das pessoas: fui na internet  à procura de uma receita para pôr em prática. Na teoria era tudo perfeito, mas na prática confesso que deu tudo errado. Ficou uma papa tão grossa que eu mal consegui bater no liquidificador. Então foi quando resolvi “inventar” uma receita e percebi que era mais simples do que imaginava. E mais: para a minha surpresa o gosto era idêntico ao de uma bebida de arroz industrializada (sempre amei as com sabores de côco, cacau e avelã).

O litro das bebidas de arroz vendidas no mercado custa de 18 a 35 reais, em média. A receita caseira que vou ensinar é, além de super prática, muito mais “em conta” (não chega nem a 5 reais o litro dela “pura”). Não preciso dizer mais nada, né? Vamos anotar?

Ingredientes:

–1/3 xícara de arroz de sua preferência  (uso Camil) 

–1 litro de água 

–(Caso queira, pode adicionar uma pitada de sal)

Preparo:

1 – Ferva a água e adicione o arroz. Deixe cozinhar em fogo baixo por em torno de 10 minutos. 

2 – Bata a mistura num liquidificador e depois coe com o auxílio de uma peneira. 

3 – Está pronta a bebida de arroz. 

 

Na geladeira ele dura bastante, pelo menos uns 15 dias. E 1/3 de uma xícara de arroz cru rendeu 2 canecas como esta.
 
 
Caso você sinta que ainda ficou um pouco “pastoso” o leite, tente coar mais vezes até que o líquido fique mais “ralo”. Você pode tambem adicionar um pouco mais de água.
 
  

 

Tudo bem que ele não substitui o leite materno, mas quebra um galho danado na cozinha e ainda por cima faz a gente “matar a saudade” do leite com nescau de antigamente. #MamãesQueAmamentam

Pronto! Então é isso, pessoal. Viram que não tem mistério?

Bebida de arroz caseiro, fácil e rápido para toda a nação APLV. 

Beijos,

Ju Jordán   

Anúncios

17 comentários sobre “Bebida de arroz caseira 

  1. Estou adorando suas dicas! Meu filho está com a APLV e como é bebê, e ainda estou amamentando ( graças a Deus :)), não posso tomar nada com leite ou traços de leite. Mudei toda minha dieta e busco opções que posso ingerir! Estou encantada com seu site!
    Obrigada por dividir com a gente! Super Beijo!!

    Curtir

  2. Eu não estou acreditando que encontrei esse site! Estou amando tudo. Eu amamento e minha bebe tbm está com APLV. Tenho muita dificuldade de encontrar alimentos que eu possa consumir, moro no interior de São Paulo e quase não acho os alimentos sem leite. Muito obrigada pelas dicas..bjus ♥♥

    Curtir

  3. Muito difícil de encontrar os ingredientes aqui… consegui alguns. Em Maio vou retornar pra Gastro ai em Recife vou ver se encontro algumas coisas por aí.

    Curtir

  4. Adorei tudo nesse site, pois além da dificuldade de encontrar os produtos com restrições aplv sao uma fortuna de caro, com essas opções que vc ensina fica muito fácil. Meu bebê Está 4 meses descobrir o aplv e fiquei perdida, estou amamentando e fazendo a dieta, mas já estou pensando qdo ele iniciar a dieta tb, então já estou a busca de receita sem leite pra mim e depois oferece a ele, sem tantas dificuldades. Muito obg e vou continuar te seguindo. ..rsrs. aguardo mais dica. Bjs da Fabi

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s