Semana passada, logo depois da consulta com a Gastro de Camila e da nova conduta na minha dieta (vou testar alguns dos alimentos “proibidos” a cada três semanas e observar as possíveis reações em Camila, mas só pelo leite materno, por enquanto), resolvi voltar a fazer biscoitos. Isso porque eu escolhi testar a Becel em primeiro lugar (que tem alguns corantes na composição), e caso fique tudo bem com Camila, já terei mais uma opção de ingrediente para a preparação das minhas comidinhas.
O resultado foi bastante bom, tanto que eu vou fazer para servir na minha ceia de natal. Inclusive na última sexta, no Workshop, levei como opção de lanche para mim e ofereci para as outras mamães no evento. Todas adoraram e me pediram para passar a receita. Achei incrível que a Dra. Cristiana Menezes, que é nutricionista da Mila, comeu também, gostou e ainda adivinhou um dos ingredientes: “tem polvilho doce, não tem?!”.
Aqui eu resolvi colocar o glacê que aprendi com a Paula Trindade por cima para decorar, ele deixou os biscoitos além de mais bonitos, mais gostosos. A textura deles ficou incrível: desmancham na boca! Eu lembrei da massa de alfajores assim que coloquei na boca (só que sem doce de leite, claro!). Fica a dica para quem pode colocar recheios de amendoim, castanha, condensado de côco etc, porque com certeza ficará incrível (é só fazer 2 discos e rechear, depois banhar em chocolate derretido e esfriar). Ah! E quem pode corantes também pode escolher a cor que quiser para o glacê. Com criatividade e um pouco de capricho você pode decorar de várias maneiras lindas e dar um “up” no visual, afinal, ele faz parte do sucesso da receita!
Outra informação que gostaria de deixar aqui com vocês é que fiz varias fornadas, já que a massa rendeu bastante. Os biscoitos que ficaram menos tempo no forno, que saíram mais branquinhos, esses ficaram mais gostosos que os que deixei mais tempo. Eles saíram do forno e ainda estavam “fofinhos”, ao serem apertados, diferentes dos últimos que ficaram mais duros e comuns.
Dito isso, vamos anotar?
Ingredientes:
Para a massa:
— 250g de Becel (azul, sem leite, nem traços)
— 2 xíc. e 1/2 de farinha de trigo
— 2 xíc. de açúcar refinado
— 1 xíc. de polvilho doce
— 1 xíc. de aveia em flocos finos
— 1 xíc. de farinha de arroz
— 1 colher de sopa cheia de fermento químico
— farinha de trigo para polvilhar
Para o glacê:
— 300 g de açúcar de confeiteiro peneirado (Glaçúcar)
— 2 colheres de sopa de água
— Gotinhas de limão
Preparo:
1 – Misture a becel ao açúcar até que forme uma massa homogênea.
2 – Vá adicionando as farinhas aos poucos e batendo com o auxílio de uma colher de pau. É importante que você faça isso dessa forma exatamente para que os biscoitos fiquem na textura desejada (desmanchando).
3 – Quando a mistura estiver na consistência que não grude nas mãos, largue a colher de pau e manipule a massa por pelo menos 8 minutos.
4 – Depois de sovada a massa, deixe no formato de uma bola, embrulhe com papel filme e leve à geladeira por 30 minutos
5 – Agora retire o papel filme, coloque numa superfície coberta de farinha (eu usei de trigo), estenda a massa com auxílio de um rolo e dê a forma que você achar melhor
6 – Coloque os biscoitos espalhados em uma assadeira e espere em torno de 15 minutinhos. Já estão prontos!
7 – Para o Glacê: Misture vigorosamente todos os ingredientes até ficar no ponto de calda grossa. Com a ajuda de uma espátula derrame delicadamente a calda sobre os biscoitos para que cubra a parte de cima ou então faça enfeites de sua preferência com um saco de confeitar.
Sem leite, sem ovo, sem soja, super leves e deliciosos. Ainda dá tempo de fazer para o Natal.
Beijos,
Ju Jordán
Juliana, essa é a receita do biscotinho que trouxe para o encontro em Maceió…estavam deliciosos!!!
CurtirCurtir
Irena!!! Oiii! Sim! Foi essa. Que bom que você gostou. Beijossss ♥️
CurtirCurtir