Biscoitinhos Natalinos 

Semana passada, logo depois da consulta com a Gastro de Camila e da nova conduta na minha dieta (vou testar alguns dos alimentos “proibidos” a cada três semanas e observar as possíveis reações em Camila, mas só pelo leite materno, por enquanto), resolvi voltar a fazer biscoitos. Isso porque eu escolhi testar a Becel em primeiro lugar (que tem alguns corantes na composição), e caso fique tudo bem com Camila, já terei mais uma opção de ingrediente para a preparação das minhas comidinhas. 

O resultado foi bastante bom, tanto que eu vou fazer para servir na minha ceia de natal. Inclusive na última sexta, no Workshop, levei como opção de lanche para mim e ofereci para as outras mamães no evento. Todas adoraram e me pediram para passar a receita. Achei incrível que a Dra. Cristiana Menezes, que é nutricionista da Mila, comeu também, gostou e ainda adivinhou um dos ingredientes: “tem polvilho doce, não tem?!”. 

Aqui eu resolvi colocar o glacê que aprendi com a Paula Trindade por cima para decorar, ele deixou os biscoitos além de mais bonitos, mais gostosos. A textura deles ficou incrível: desmancham na boca! Eu lembrei da massa de alfajores assim que coloquei na boca (só que sem doce de leite, claro!). Fica a dica para quem pode colocar recheios de amendoim, castanha, condensado de côco etc, porque com certeza ficará incrível (é só fazer 2 discos e rechear, depois banhar em chocolate derretido e esfriar). Ah! E quem pode corantes também pode escolher a cor que quiser para o glacê. Com criatividade e um pouco de capricho você pode decorar de várias maneiras lindas e dar um “up” no visual, afinal, ele faz parte do sucesso da receita!

Outra informação que gostaria de deixar aqui com vocês é que fiz varias fornadas, já que a massa rendeu bastante. Os biscoitos que ficaram menos tempo no forno, que saíram mais branquinhos, esses ficaram mais gostosos que os que deixei mais tempo. Eles saíram do forno e ainda estavam “fofinhos”, ao serem apertados, diferentes dos últimos que ficaram mais duros e comuns. 

Dito isso, vamos anotar?

Ingredientes

Para a massa:

 — 250g de Becel (azul, sem leite, nem traços)

— 2 xíc. e 1/2 de farinha de trigo 

— 2 xíc. de açúcar refinado 

— 1 xíc. de polvilho doce 

— 1 xíc. de aveia em flocos finos 

— 1 xíc. de farinha de arroz 

— 1 colher de sopa cheia de fermento químico

— farinha de trigo para polvilhar

Para o glacê:

— 300 g de açúcar de confeiteiro peneirado (Glaçúcar)
— 2 colheres de sopa de água

— Gotinhas de limão

Preparo:

1 – Misture a becel ao açúcar até que forme uma massa homogênea. 

  
2 – Vá adicionando as farinhas aos poucos e batendo com o auxílio de uma colher de pau. É importante que você faça isso dessa forma exatamente para que os biscoitos fiquem na textura desejada (desmanchando). 

 3 – Quando a mistura estiver na consistência que não grude nas mãos, largue a colher de pau e manipule a massa por pelo menos 8 minutos. 
  

4 – Depois de sovada a massa, deixe no formato de uma bola, embrulhe com papel filme e leve à geladeira por 30 minutos

  
  
5 – Agora retire o papel filme, coloque numa superfície coberta de farinha (eu usei de trigo), estenda a massa com auxílio de um rolo e dê a forma que você achar melhor

  
 

Comprei estes cortadores especiais para o natal. Feliz de finalmente ter podido inaugurá-los
 
  

6 – Coloque os biscoitos espalhados em uma assadeira e espere em torno de 15 minutinhos. Já estão prontos! 

  
 

Esses bem branquinhos foram os mais gostosos. 15 minutinhos no forno médio e estavam prontos
 
 

7 – Para o Glacê: Misture vigorosamente todos os ingredientes até ficar no ponto de calda grossa. Com a ajuda de uma espátula derrame delicadamente a calda sobre os biscoitos para que cubra a parte de cima ou então faça enfeites de sua preferência com um saco de confeitar. 

Achei que ficaram simples e lindos assim
 
 
Não sou muito boa, ainda, na confeitaria. Preciso aprender urgente! Mas aqui em casa usei a técnica do improviso e como não tinha um saco próprio para confeitar, fiz um pequeno furo num de açúcar e usei como apoio, podem acreditar! Não ficaram tão lindamente decorados, mas quebrou um galho. Fica a dica de cozinheira amadora
 

Sem leite, sem ovo, sem soja, super leves e deliciosos. Ainda dá tempo de fazer para o Natal. 

Beijos,

Ju Jordán 

Anúncios

2 comentários sobre “Biscoitinhos Natalinos 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s