Como vocês sabem, ontem aconteceu o nosso “Segundo Encontro de Mães APLV” e nesta ocasião convidamos a gastrônoma Paula Trindade, do Provo Sabor e Saúde @provosaboresaude, para nos ajudar a preparar duas receitas com a cara do natal, só que com as seguintes restrições: leite ovo e soja. Montamos então o “Workshop Natal Sem Neura”, onde a Paula demonstrou para as mamães participantes do evento como preparar as delícias.
A ideia era aprendermos uma receita salgada e uma doce. A primeira foi um filé de porco com molho agridoce delicioso! A Paula que, além de nos ensinar como fazer, nos deu dicas preciosas de como melhor aplicar a receita, liberou para que nós compartilhássemos com todos vocês por aqui. Oba!
Quem tem alergia alimentar sabe o quanto é difícil conseguir informações seguras sobre os ingredientes e possíveis traços de alergênicos em comidas muito utilizadas nas ceias de final de ano como: peru, chester, tender, e por aí vai. Pensando nisso, nessas “mamães APLV” que estão passando por isso que estamos passando por aqui, escolhemos o filé suíno como opção salgada. Além de ser uma carne muito saudável, rica em vitaminas e minerais (e hoje em dia considerada ainda mais por conta de um processo de melhora na criação desses animais, que estão se alimentando melhor, por isso sua carne ficou com menos gordura, calorias e colesterol), ela é facilmente encontrada nos supermercados e açougues sem estar previamente temperada.
Eu fiquei muito satisfeita com o resultado: visual lindo, sabor impecável e textura excelente. A carne ficava desmanchando na boca, uma maravilha! A misturinha entre o salgado e um leve toque doce fez toda a diferença. Os “papais APLV” que participaram do evento comeram de se esbaldar!
Além de tudo, foi muito rápida a preparação, não teve nenhuma dificuldade e qualquer mamãe poderá replicar em sua casa tranquilamente. Como a Paula costuma falar: “tempo é ouro”.
Pronto! Sem mais blá blá blá, vamos à receita?
Ingredientes:
· 1 Filé de porco limpo
· Sal
· Pimenta do reino
· 1 alho
· 1 folha de louro
· 15 ml de azeite (1 colher de sopa)
· 30 ml de vinho branco seco (2 colheres de sopa)
· Geléia de frutas (1 colher de sopa cheia)
Preparo:
1 – Tempere o filé de porco com sal e pimenta e reserve.
2 – Em uma frigideira aqueça o azeite e doure o alho. Deite o filé na panela e asse por todos os lados, quando estiver com uma crosta bem crocante e dourada, retire e reserve.
3 – Esquente a panela que foi utilizada, acrescente o vinho branco ao sugo residual da carne e com uma espátula esfregue o fundo e as laterais da panela a fim de soltar as crostas formadas enquanto assava a carne.

4 – Coloque a folha de louro e deixe reduzir um pouco.
5 – Acrescente uma colher cheia de geleia da sua preferência e dissolva no molho.
6 – Se necessário adicione um pouco mais de vinho.

7 – No momento de servir aqueça o molho e passe rapidamente o filé (essa etapa ajuda a não acumular aquele “caldo” no prato).
Dicas da Paula Trindade:
- Esse filé pode ser fatiado previamente e servido com o molho por cima ou passado no molho na própria panela.
- Caso prefira a carne num ponto que não fique vermelhinha por dentro, ao retirar o filé, aqueça no forno por uns minutos.

Desafio dado, desafio cumprido!
O meu natal já está garantido graças à nossa top gastrônoma, que nos ensinou a fazer essa delícia culinária e com a tranquilidade de ser sem leite, ovo ou soja!
Beijos,
Ju Jordán