Quem me acompanha no Instagram sabe que na última sexta-feira foi a primeira vez que Camila comeu pizza. Eu tinha feito o mandioqueijo e faltava a massa de pizza ideal para combinar. Algumas das minhas tentativas anteriores já haviam falhado, e eu estava muito ansiosa para que desse tudo certo dessa vez.
Optamos por uma massa alta (a favorita minha e do marido) e recheamos com duas opções: napolitana (molho de tomate + mandioqueijo + orégano + tomate) e frango com milho (também com mandioqueijo, molho de tomate e orégano). Mas existem inúmeras possibilidades de recheio de pizza APLV, inclusive doces (já pensou uma de chocolate sem leite e morangos? Ou de brigadeiro com condensado de côco).
O preparo foi muito tranquilo. Levamos em torno de 45 minutos para finalizarmos tudo (inclusive o molho de tomate caseiro). Mas, o mandioqueijo já estava pronto. Este eu sugiro fazer no dia anterior para não ter tanto trabalho na cozinha.
No final das contas valeu tanto a pena ver o prato da Camila sendo esvaziado com alegria! Quem nos acompanha sabe o quanto a minha pequena é seletiva para os alimentos e apresenta muita resistência para comer em geral. Por isso, a nossa imensa alegria de perceber o quanto ela gostou da pizza sem queijo, mas com sabor!
Expectativa para a pizza
Agora vamos pôr a mão na massa?
Ingredientes:
— 2 colheres de chá de fermento seco biológico (próprio para pizzas, pães etc)
— 350ml de água morna
— 1 e 1/2 colher de sopa de azeite
— 500g de farinha de trigo
— 1 colher de chá de sal
Preparo:
1 – Coloque o fermento em um recipiente e adicione 120ml de água morna. Misture delicadamente e deixe descansar até que forme uma espuma (mais ou menos 10 minutos)
2 – Misture os outros ingredientes e adicione o fermento da etapa 1 numa tigela. Mexa até formar uma massa um pouco grudenta
3 – Coloque farinha de trigo num balcão (para polvilhar) e despeje a massa. Manipule até que forme uma bola.
3 – Trabalhe a massa com as mãos por pelo menos 10 minutos. Essa é a etapa que você vai sovar a massa. Ela vai ajudar a deixar a pizza mais fofinha (como eu amo). Ao final, jogue a “bola” na superfície de trabalho por uma ou duas vezes para ajudar a “soltar o glúten”.
4 – Em uma fôrma espalhe a massa da pizza e caso não for consumir imediatamente, pré-aqueça no forno convencional por uns 10 minutinhos antes de colocar o recheio e congelar
5 – Escolha o recheio de sua preferência e é só colocar no forno para assar
Entao é isso, pessoal! Pizza sem queijo, mas com muito amor e super gostosa!
Eu amo pizza caseira e essa ficou show!
Beijos e até a próxima!
Ju Jordán
Onde encontro esse mandioqueijo???
CurtirCurtir
Eu mesma faço, Roberta. Procura o post aqui no blog que tem ♥️
CurtirCurtir
Ju, esta mandioquinha do mandioqueijo eé a mesma batata Baroa ? Ou é mandioca de macaxeira ?
CurtirCurtir
Batata barôa. Isso mesmo ♥️
CurtirCurtir
Ju, vc sabe se dá pra substituir a farinha de trigo por farinha de arroz ou fécula de batata?
CurtirCurtir
Olá Flavia. Infelizmente esta substituição ainda não fiz. Acho melhor você tentar um Mix se farinhas sem glúten que tem mais chances de dar certo. Beijão
CurtirCurtir
Ju, obrigado pelas dicas. Estamos muito perdidos eu e minha esposa. Meu filho de 10 anos está c uma grave estenose de esôfago devido a alergia à proteína do leite….😥
Estamos nos reiventando, pois o de 13 não tem nada!
CurtirCurtir