Sexta-feira passada eu fiz ums bolinhos muito especiais. Ficaram mais que deliciosos, super fofinhos e nada enjoados. Sinceramente essa foi uma das minhas melhores receitas e por isso, como sempre, estou compartilhando com vocês.
O nome foi dado pelo marido. O meu sogro é espanhol, mas mora no Brasil há muitos anos. As Magdalenas são mini bolos que vendem na Espanha e eles dois adoram (tipo uns “bolinhos de bacia” mais refinados). Assim que provou Arturo, meu esposo, ele disse: “Nossa! São idênticos às Magdalenas Espanholas!”. Ele ficou tão feliz. Todo nostálgico porque fazia tempo que não comia esta sobremesa que ele tanto ama.
Nem o leite, muito menos o ovo fez falta alguma à receita. Conseguimos fazer as substituições sem prejuízo ao sabor. Cada dia me surpreendo mais quando percebo que com criatividade e boa vontade conseguimos resultados fantásticos na culinária inclusiva.
Como não estamos mais comprando bebidas de arroz industrializadas pelo medo da contaminação cruzada (a maioria das marcas possuem “leites” de arroz com oleaginosas, côco e cacau), fiz uma caseira por aqui para utilizar no bolo. Não teve dificuldade alguma e fiquei tranquila que as minhas Magdalenas estariam livres da contaminação cruzada.
Pronto! Dito isso, agora vamos ao que interessa? Anotem:
Ingredientes:
— 3 xíc. Farinha de trigo autolevedante (faz toda a diferença para o bolo ficar bem fofinho que a farinha de trigo seja já com adição de fermento, principalmente porque não vamos colocar ovos na massa)
— 2 xíc. Açúcar refinado
— 1 copo de bebida de arroz caseira (fiz com 250ml de água e 1/3 da xícara de arroz. É só deixar ferver a água e acrescentar o arroz. Então esperar 15 minutos com fogo baixo, mais ou menos, e depois bater no liquidificador. No final é só coar e está pronta)
— 1 xíc. Óleo (usei Canola)
— raspas de 1 limão

Preparo:
1 – Misturar todos os ingredientes e deixar as raspas de limão por último para dar o toque final. Não esquecer de deixar a bebida de arroz esfriar antes de preparar o bolo para não “embolar” a massa.
2 – Quando a massa estiver homogênea, é só colocar em forminhas e levar ao forno pré aquecido por mais ou menos 25 minutos.
3 – Estão prontas as suas Magdalenas Espanholas
Quando fizerem me contem o que acharam, combinado?! Aqui todo mundo amou!
Mamães APLV e afins agradecem!
Beijos,
Ju Jordán