Cuide de você para cuidar bem de quem se ama 

Privação de sono, se alimentando “quando dá”, há séculos sem ir a um médico que não seja pediatra e exercícios físicos você nunca mais sequer ouviu falar? Se isso está fazendo parte da sua rotina de atual, cuidado porque “se você cair, a casa cai”!  

Tudo começou quando há mais ou menos 2 meses atrás eu quase desmaiei de “fraqueza”. Tive que chamar o marido em casa às pressas e fiquei acamada por pelo menos 2hs até passar o mal estar. Nunca falei isso para vocês, mas de vez em quando eu tenho umas tonturas e vertigens que nunca descobri direito o motivo. Tenho labirintite e dependendo da minha alimentação e estado emocional, acaba desencadeando alguma crise. Nesse dia me faltou o chão de verdade. Eu tive muito medo porque dessa vez eu não estava mais “sozinha”, tinha uma bebê dependendo dos meus cuidados imediatos e eu não podia me “dar o luxo” de adoecer. 

Depois desse episódio, comecei a refletir sobre o que eu estava fazendo com a minha vida. Eu estava realmente cuidando de mim? Pensei muito sobre as minhas atitudes depois que a Camila nasceu e cheguei à conclusão que estava deixando e muito a desejar com relação a cuidar de mim mesma. Os esforços para ser uma excelente mãe, esposa, dona de casa estavam me deixando feliz, mas  faltava prestar um pouquinho mais de atenção à minha pessoa. 

Eu comecei, então, a anotar na minha “to do list” itens como: 

— procurar um oftalmologista (Fazia um tempão que não tinha uma revisão decente dos meus óculos) 

— Consultar a nutricionista sobre suplementação (que antes era apenas de reposição de cálcio e hoje tomo 10 comprimidos diários receitados pela nutri de Camila por conta da nova dieta mais restrita)

 

Até meus cabelos estavam sem brilho e “desgrenhados” por conta da falta de nutrientes. Depois da suplementação notei que melhoraram bastante.
 
— fazer exames de rotina (preventivo, ultrassom…)

— comer de 3 em 3 horas, faça chuva ou faça sol (eu costumava pular as refeições pela agitação da rotina de uma mãe APLV. Depois que passei mal não saio de casa nem que seja com pelo menos uma fruta. Tomo caldo de cana ou um suco bem doce, se não estou conseguindo me alimentar por algum motivo e logo que possível como). 

— Exercícios físicos : 3 vezes na semana (Da série: “Em casa super dá”).

Faço exercícios em casa, mas às vezes quando saio com Mila fazemos ao ar livre. É libertador.

— A noite foi punk? Então dormir quando Camila dormir durante o dia.

Às vezes me sinto mãe de recém nascido, porque Camila dorme e eu corro para dormir também, quando a noite foi mais difícil, claro!)
 
    

Eu percebi, para a minha enorme surpresa, que com organização dá para cumprir muitos desses itens tranquilamente. Claro, com ajuda do marido, da minha mãe, ou de outras pessoas especiais que estão sempre ao meu lado. 

É preciso lembrar de cuidar inclusive da “sanidade mental”, por isso também me esforço para ler um bom livro, fazer exercícios que me dão prazer e não só um corpo legal, sair de casa para espairecer. Tudo isso me ajuda a ficar bem e prosseguir com disposição perante os desafios diários. 

Praia com Camila: melhor programa da vida.

  

Depois de um banho de mar revigorante, agarradas uma à outra curtindo o passeio (E Mila se esquentando).
  
 
São momentos assim, prazerosos e felizes, que nos dão o gás necessário para continuar 💗
 

Esse post é um alerta e incentivo para você, que como eu, encontra dificuldades para fazer as suas coisas. Que ainda está se acostumando à nova vida no campo da maternidade. Que muitas vezes chora escondido para não preocupar aqueles que ama, achando que não vai conseguir “dar conta de tudo”. 

Que nós possamos focar no essencial, no que realmente importa. Cuidando de nós estaremos cuidando da família como um todo… Para mim não tem nada mais importante que ela! 

  

Minha familhinha ♥️

Beijos,

Ju Jordán 

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