As mães APLV sempre me perguntam sobre o cardápio da Camilinha. Quais opções damos no café da manhã, almoço, lanches e janta. Resolvi deixar registrado aqui no blog porque acredito que poderá ajudar a outras mamães também.
Camila é uma criança que tem se mostrado bastante seletiva para os alimentos. A minha teoria é que as alergias alimentares dela devem incomodar a ponto dela preferir, via de regra, não comer. Então, quase em todas as refeições nós passamos em torno de 45min a 1h e meia para que ela coma “dignamente”. Isso quando conseguimos.
Devido a toda a situação eu procurei a ajuda de uma nutricionista materno infantil e ela tem me dado dicas preciosas sobre como lidar com essa questão. Além de montar os cardápios, é claro, junto comigo. Para mim, a educação alimentar é tão importante quanto qualquer outra (intelectual, moral). Isso requer paciência, disponibilidade e muita perseverança, principalmente para com uma criança extremamente alérgica como a Camila. Além de tudo, não podemos esquecer que o nosso corpo é uma máquina e precisa ser bem alimentado e cuidado, do contrário ele adoece.
Recentemente voltamos na nutri da Mila e ela fez algumas modificações no cardápio. Vou compartilhar um pouco dele com vocês.
O esquema alimentar da Camila é basicamente assim:
Café da manhã:
Fonte de carboidratos e de energia (cará ou macaxeira ou mandioquinha ou cuzcuz ou tapioca ou milho ou jerimum)
+
Fonte de proteína (carne, frango, peixe)
+
Fonte de vitaminas e minerais e fibra (frutas e ainda ofereço suco como um “plus”, mas sem substituir as frutas)
Almoço
Fonte de vitaminas, minerais e fibras (hortaliças cozidas: batata inglesa, brócolis, cenoura, chuchu, couve-flor … + hortaliças cruas)
+
Fonte de proteína, energia e ferro (feijões ou ervilha ou lentilha ou faça ou grão de bico)
+
Fonte de carboidrato e energia (macarrão, arroz, purê, pirão, milho)
+
Fonte de proteína (galinha ou carne ou peixe ou fígado)
+
Fonte de vitaminas e fibra (frutas de sobremesa e suco como “plus”)
Lanche da tarde
Fonte de vitaminas e fibra (frutas e suco como “plus”)
+
Fonte de carboidrato e de energia (bolo ou biscoitos de arroz ou milho ou aveia, ou tapioca)
+
Fonte de proteínas (carne ou frango ou peixe)
Janta
Fonte de carboidrato e de energia (inhame ou macaxeira ou macarrão ou jerimum ou tapioca ou cuzcuz ou milho)
+
Fonte de proteína (carne ou frango ou peixe)
+
Fonte de vitaminas e fibra (frutas ou suco)
Além disso, ela toma leite materno em livre demanda.

Como forma de suplementação e dar uma “ajudinha calórica” a Camila, acrescentamos a maltodextrina e o óleo de canola cru no prato, recomendados pela nutricionista e gastropediatra, respectivamente.
Lembrando que esse cardápio foi desenvolvido de forma personalizada para a minha pequena de acordo com as suas necessidades nutricionais individuais, além da nossa rotina diária. Claro, pode ser um norte e ajudar vocês a ter como base, mas gostaria de deixar grifada a minha opinião de que a ajuda de um profissional da nutrição é uma excelente aliada, ela vai nos dar uma maior segurança se estamos no caminho correto.
Então é isso, pessoal.
Se tiverem dúvidas ou curiosidades, não deixem de comentar ou mandar e-mail.
Beijos,
Ju Jordán