Estou muito feliz de poder compartilhar com vocês a receita desse bolo, já que foi o primeiro pensando nessa nossa nova fase com bem mais restrições alimentares: sem leite, sem ovo, sem soja, sem cacau, sem côco, sem banana, sem corantes, sem oleaginosas (castanhas, amêndoas, amendoim e por aí vai).
Quem me segue no Instagram (@tudosemleite) viu que há mais ou menos uma semana nossa conduta quanto à dieta mudou radicalmente depois da última consulta da Camila na gastropediatra. Estamos agora com novas limitações alimentares (além dos alimentos que citei, ainda não podemos comer crustáceos, caju, mamão e batata doce) e inclusive precisando tomar maiores cuidados com os traços dessas comidas. Vou fazer um post para vocês explicando direitinho como está sendo essa nova fase e o porquê dela.
Então este bolo foi feito com ingredientes que são livres dos traços das proteínas que estamos sem poder comer (exemplo: Aveia usei Nestlé que sempre rotula tudo direitinho e o risco de contaminação cruzada é baixo).
Eu confesso a vocês que imaginei que o desafio de fazer um bolo gostoso e com tantas restrições seria mais difícil, mas, para a minha surpresa, não foi. Ele ficou delicioso e um dos melhores que já fiz. Foi até engraçado como decidi quais seriam os ingredientes. Antes de dormir, no dia anterior ao dia que o preparamos, me veio na mente a imagem dele. Então corri e peguei um papel para anotar os ingredientes “empiricamente”. Sempre penso assim: se não leva ovo, tenho que compensar com algo que o deixe “molhadinho”, já que não vai ter aquela “leveza” habitual que os ovos trazem à receita. Nesse caso foram as maçãs que fizeram esse papel. Elas soltam bastante água e quando assadas ficam num sabor e consistência maravilhosos.
Bem, sem mais delongas, vamos ao que interessa. Anotem aí:
Ingredientes:
2 xíc. Aveia em flocos (usei flocos finos)
1 xíc. Farinha de trigo (autolevedante)
4 maçãs cortadas em cubos (deixei com casca mesmo)
1 xíc. Óleo de canola
1 xíc. Suco de maçã concentrado
1 colher de sopa de canela em pó
2 xíc. Açúcar demerara
Preparo:
1 – Misture todos os ingredientes e bata numa batedeira até que vire uma massa mais ou menos homogênea.
2 – Leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 30 minutos e está pronto o bolo.
Obs: como Becel tem corantes na composição, não estou mais podendo usar, então untei a fôrma com óleo e trigo.


Aqui em casa todo mundo gostou. Minha mãe me veio fazer uma visita e não resistiu, comeu e levou um pedaço para a bisa da Camilinha. Até a minha pequena, que até agora não tinha mostrado gostar dos bolos que ofereci, comeu de pedir bis!
Desafio cumprido com muito amor.
Ter uma opção de lanche delicioso, ainda por cima saudável, para uma mamãe APLV e que está com tantas restrições alimentares não tem preço!
Beijos,
Ju Jordán