Grand Gateau de morango 

  
Tudo começou porque minha cunhada que mora em São Paulo estava chegando de viagem e eu queria aprensentar para ela o blog com uma receita incrível, melhor cartão de visita! Além disso, eu só tinha 2 ovos em casa e este foi o meu ponto de partida.

Posso dizer para vocês que o comentário dela assim que comeu foi: “Ju, não tem leite?! Nossa!”. Como ainda associamos as coisas gostosas ao leite, não é verdade? 

Esse bolo tem a consistência de mousse, meio molhado e muito fofinho, como um “petit gateau”, só que grande. Por isso escolhemos este nome para ele: “Grand Gateau”, ideia da cunhada que era a homenageada do dia. 

O grande “trunfo” dessa receita é que leva chocolate derretido (sem leite por causa do APLV da Camila) dentro da massa. Fez toda a diferença. 

Agora vamos ao que interessa, querem anotar?

Ingredientes:

  
Massa:

— 2 ovos 

— 1 colher de chá de essência de baunilha 

— 1/2 xícara de óleo de canola 

— 300g de farinha de trigo com fermento 

— 250g de açúcar branco refinado 

— 80g de chocolate sem leite com sabor de morango (marca: zero milk sem traços de leite) + 2 colheres de sopa de cacau em pó + 2 colheres de sopa de açúcar branco refinado 

— 150ml de bebida de arroz com cacau 

Cobertura:

— Condensado de côco feito do leite de 2 côcos frescos (receita já mostrada para vocês em post anterior)

— 2 xícaras de morangos picadinhos 

— 50g de cacau em pó + 50g de açúcar branco refinado (eu estava sem chocolate dos frades e é só usar a mesma quantidade de cacau puro e de açúcar que fica bom)

— 1/2 colher de sopa de becel

— 1 colher de sopa de água 

Preparo:

1 – Bata o óleo com a essência de baunilha e o açúcar, acrescentando os ovos aos poucos até obter uma mistura clara e homogênea. Reserve  
2 – Derreta em banho maria o chocolate + 2 colheres de cacau em pó e a mesma medida de açúcar. Acrescente a bebida de arroz com cacau

 

3 – Peneire a farinha de trigo e adicione à primeira mistura

4 – Quando o chocolate + bebida de arroz com cacau estiverem mornos, acrescentar à massa aos poucos e bater (usei batedeira comum)

   

5 – Use uma fôrma pequena untada com becel e farinha de trigo (a massa rende pouco) e assar o bolo em forno pré-aquecido por mais ou menos 30 minutos. 

Fique de olho no ponto porque essa massa tem a consistência de um mousse, não precisa ficar muito tempo no fogo 
  Quando tirei do forno notei que ele murchou um pouco no centro. Como eu ia fazer uma cobertura fiquei mais tranqüila porque dava para “disfarçar”. Para conseguir fazer essa delícia tive que parar 4 vezes para dar o mamar da Camila, que nessa noite teve algum desconforto importante (talvez das alergias dela ou algum problema de má digestão após o jantar). Não sei se foi por causa disso, mas pode ter contribuído para que o bolo murchasse um pouquinho. De qualquer forma achei importante deixar isso como nota para que vocês observarem quando estiverem preparando o de vocês. 

Agora o preparo da cobertura:

1 – Junte no fogo o condensado de côco junto com os morangos  eu deixei o condensado de côco umas 4 horas reservado após o preparo e ficou na consistência de uma cocada (tão deliciosa que quase desisti de usar no bolo) 
 

2 – Prepare um chocolate com o cacau + açúcar + becel e a colher de sopa de água em banho maria. Quando estiver pronto adicionar à primeira mistura    

3 – Bata tudo em um liquidificador e já está pronto! Pode despejar em cima do bolo  

   
  
  
A calda coloquei bem “exagerada” para todo mundo se lambuzar. Ele fica melhor servido ainda quentinho, como um “Grand Gateau” mesmo. 

Aqui foi sucesso total. Para quem não gosta muito de côco o gosto passa longe mesmo, fica mais “azedinha” a calda por causa dos morangos. 

Façam e me digam o que acharam, combinado? 

Beijos,

Ju Jordán 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s