Essa receita eu tinha que postar porque foi uma das bem sucedidas. Minha mãe acabou de sair daqui de casa tendo comido 2 pedaços generosos e me dizendo: “Puxa, filha! Esse bolo ficou gostoso mesmo”. Detalhe: Mommy é meio chata para doce e come pouquíssimo.
Esse bolo fiz pensando em Camilinha como uma opção diferente para complementar seus lanches. Para quem não sabe, além da alergia à proteína do leite de vaca (APLV), ela tem alergia a ovo. Então goiabada por ser de uma das suas frutas favoritas e amêndoas por serem “crocantes” e achei que daria um toque especial.
Para também não deixar de agradar o marido, que está de dieta, resolvi fazer com farinha de trigo integral. Não que ela seja pouco calórica, mas possui mais fibras, ajudando no bom funcionamento do intestino e na prevenção de colesterol no sangue, além de mais vitaminas que a farinha branca convencional.
Ainda por cima é super fácil de fazer. Eu fiz em menos de 40 minutos. Anota aí:
Ingredientes:
— 1 xícara de bebida de arroz com sabor de baunilha
— 2 xícaras e meia de farinha de trigo integral
— 1 xícara de açúcar demerara (como leva goiabada, não quis colocar muito açúcar para não ficar tão enjoado)
— 1 xícara de goiabada partida em cubos
— 1 xícara de óleo de canola
— 2 xícaras de amêndoas laminadas (sem casca)
— 1 colher de sopa de fermento
Preparo:
1. Coloque todos os ingredientes numa tigela, sendo os líquidos em primeiro lugar e os sólidos por último e mexa com uma colher de pau até formar uma massa mais ou menos unida
2 – Em uma fôrma untada com becel e farinha de trigo, despeje a massa e leve ao forno pré aquecido por em média 25 minutos e está pronto.
O sabor ficou divino, gente, mas eu fui tentar dar uma de “american pie” colocando numa fôrma de torta e não consegui tirar sem partir. Fiquei um pouco chateada, mas depois pensei que eu poderia ter dividido ele em pedaços menores e colocado em alguns potes bonitos, fazendo tipo um “bolo de colher”. É uma ideia para vocês caso isso aconteça.
Para mim a apresentação é muito importante, tão quanto o sabor. Por isso, peço desculpas a vocês.
Beijos,
Ju Jordán